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Certificação ISO 9001:2008

Saneamento Ambiental com Reconhecimento Internacional

A empresa Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) tem como escopo a certificação da norma ABNT ISO 9001:2008 nas áreas de captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação dos resíduos sólidos.


O DAEP foi auditado pela empresa Bureau Colombo ACTA-QS (Rio de Janeiro-RJ) para receber sua primeira certificação da norma ABNT ISO 9001 nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2004, sendo avaliado por auditores externos que constataram que a empresa DAEP estava em conformidade com a norma ISO 9001 em todo seu escopo de certificação. De 2005 a 2012 recebeu a certificação de manutenção pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (São Paulo-SP).

Desde a implantação de seu Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma NBR ISO 9001, o DAEP vem mantendo a certificação em todos os seus processos.

 

 

 

 

     Esses reconhecimentos são resultados do trabalho que o DAEP realiza desde sua criação, procurando atender toda a população com serviços de qualidade e os servidores do DAEP são muito importantes em todas essas conquistas.

 

 

 

Escopo de certificação da Norma ABNT ISO 9001:2008

Captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação dos resíduos sólidos

 

 

 

 

     Objetivos da implantação da ISO 9001:

 

  • Padronização dos serviços prestados;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Redução de custos operacionais com padronização dos serviços;
  • Planejamento das ações a serem implementadas;
  • Melhoria contínua dos processos de trabalho.

     O DAEP é a primeira autarquia municipal do Brasil a receber a certificação da norma ABNT ISO 9001 em todo o seu processo de produção, englobando todo o ciclo do saneamento ambiental: água, esgoto e resíduos sólidos.

 

 

 

fluxograma dos processos realizados pelo DAEP

 

 

     Com a implantação do sistema de gestão da qualidade, os servidores do DAEP se beneficiaram com o aumento da capacitação profissional através de treinamentos/cursos em suas áreas de trabalho, maior organização do ambiente de trabalho, melhoria da comunicação interna, padronização dos serviços e definição de responsabilidades e autoridade.

 

     A implantação do sistema de gestão da qualidade proporciona:

  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Análise crítica das ações a serem tomadas;
  • Melhoria contínua dos processos de trabalho.

     O DAEP, com o objetivo de traçar suas metas e diretrizes, elaborou uma missão, visão, princípios e valores e uma política de gestão integrada bem definidos, conforme descritos abaixo.

 

 

 

Missão

Contribuir para a saúde preventiva da população através de saneamento eficaz, novas tecnologias e capacitação dos recursos humanos

 

 

Visão

Avançar diariamente na área de saneamento, com sustentabilidade sócio-ambiental, agregando inovações e políticas modernas de gestão de serviços e pessoas, visando o bem estar da sociedade

 

 

 

 

Princípios e valores

Administrar os recursos públicos com seriedade e responsabilidade, relacionando com nossos clientes internos e externos com moralidade, respeito, dignidade, honestidade e lealdade

 

 

 

Política de Gestão Integrada

O DAEP busca permanentemente a satisfação dos cidadãos, servidores e demais partes interessadas por meio de:

  • Melhoria contínua dos processos
  • Cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e outros
  • Inovações tecnológicas
  • Capacitação e comprometimento dos servidores
  • Prevenção de danos e doenças ocupacionais
  • Preservação do meio ambiente e prevenção da poluição
  • Administração dos recursos públicos com eficiência e transparência

Rev. 01 - 18/02/2010

 

 

 

Dados gerais sobre o Sistema de Gestão do DAEP (em 16/07/2010)

 

 

 

Quantidade de IT´s (Instruções de Trabalho)

604

Quantidade de POP´s (Procedimentos Operacionais Padrão)

24

 

 


 

Fotos

treinamento com servidores

assinatura de IT´s

treinamento de POP´s com garis

auditores internos

Quadro de Indicadores de Desempenho

CGQ e auditores - pós auditoria