Home   Notícias e Eventos

13/09/2017

Ação contra queimada urbana alerta para os riscos de incêndio

Ação contra queimada urbana alerta para os riscos de incêndio

A simulação de um incêndio envolveu o Corpo de Bombeiros e brigadistas do Daep para alertar sobre os perigos da queimada

Com o objetivo de alertar a população sobre os perigos e danos causados durante um incêndio, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou uma ação educativa de conscientização sobre queimada urbana na manhã desta terça-feira (12). A atividade foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Penápolis.
 A ação foi realizada em um terreno localizado no Residencial Flávia. Na ocasião, os jovens da Vila da Infância, alunos do Ceim Del Rey, da Emef Joana Helena e da EE Joana Helena acompanharam a ação realizada pelo Corpo de Bombeiros com apoio dos brigadistas do Daep.
 Para combater o fogo em vegetação rasteira em uma área confinada, os profissionais utilizaram uma técnica de combate a incêndio com bombas costais (motorizada e manual) e abafadores, popularmente conhecidos como vassouras da bruxa, que retira o oxigênio da vegetação e combate as chamas.
 De acordo com o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros de Penápolis, Martines, cada incêndio tem uma característica própria e o intuito dessa ação é conscientizar a população em não atear fogo em vegetação, algo extremamente prejudicial à saúde dos animais.
“É necessário que a população tenha consciência dos prejuízos que as queimadas causam. Vamos reforçar com a família e amigos que não podemos atear fogo porque isso pode tomar proporções perigosas e causar vários danos. Além disso, a vegetação queimada demora cerca de seis meses para se regenerar”, alerta o sargento.
 Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Penápolis conta com o apoio dos brigadistas do Daep e caminhões das usinas em caso de fogo nas plantações na zona rural. Quando necessário, há o reforço de aeronave com capacidade de 2 mil litros de água do agrupamento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba.
 Dependendo da proporção da queimada, o combate à queimada pode levar dias e causar danos irreparáveis ao meio ambiente. Vale ressaltar que além de causar prejuízos à saúde, a queimada é uma grande ameaça ao meio ambiente e configura crime ambiental. As denúncias podem ser feitas nos telefone 0800 113560 ou 190.

Secom – PMP

Outras fotos:

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: