Home   Notícias e Eventos

24/10/2019

Aniversário terá entrega das obras de Revitalização do Parque Santa Leonor

Aniversário terá entrega das obras de Revitalização do Parque Santa Leonor

Parque Santa Leonor passou por diversas intervenções, incluindo o desassoreamento, iluminação, área de convivência, recapeamento

A festa de aniversário ainda marcará a entrega das obras de Revitalização do Parque Santa Leonor. Com investimentos de convênio com o Governo Federal e recursos próprios do município, o local recebeu diversas intervenções, incluindo o desassoreamento do córrego, nova pista de caminhada e iluminação. O espaço público ganhou novo aspecto e se reafirma como um ponto turístico de Penápolis.
Os trabalhos foram iniciados com o desassoreamento do córrego Santa Leonor que envolveu o esforço conjunto das equipes da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agricultura da Prefeitura, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.
Durante o desassoreamento, foram retirados 400 caminhões de sedimentos do fundo da calha do Santa Leonor, utilizando-se 20 caminhões. Pelos cálculos, os detritos que estavam acumulados passam dos 6 mil metros cúbicos. Agora, o córrego funciona como um reservatório para os dias de chuvas intensas.

Pista de caminhada
Como parte do processo de revitalização do Parque Santa Leonor, foi construída uma nova pista de caminhada, com assentamento de piso intertravado. Foram 3.300 metros quadrados de piso novo, percorrendo todo o entorno das lagoas. O serviço foi executado pela empresa Copel Engenharia Indústria e Comércio Ltda, vencedora do processo licitatório. 
O investimento de R$ 332 mil foi feito através de convênio com o Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura. Os recursos foram obtidos através de emenda do deputado federal Paulinho da Força, com apoio do vereador Rubens de Médici Ito Bertolini e do sindicalista Cristiano Alves.

Iluminação e área de convivência
Duas novidades mudaram o aspecto do Parque Santa Leonor. Uma nova iluminação em led foi implantada em toda a extensão do Parque. Serão 60 postes ornamentais em aço carbono com quatro metros de altura e luminárias decorativas com lâmpadas de led de 100 watts.
A área de convivência implantada na região central do Parque, com a instalação de um pergolado de eucalipto tratado, será o novo ponto de encontro. São 63 metros quadrados de área, com um vão livre de 7 metros, com uma estrutura de proteção de 1,20 metros de altura. Nas duas laterais, foram instalados postes metálicos ornamentais com iluminação para proporcionar segurança no local. 

Recapeamento e ciclovia
A Secretaria de Obras e Serviços também executou o recapeamento asfáltico de trechos da avenida João Antonio de Castilho, em torno do Parque Santa Leonor. Ao todo foram 1.800 metros quadrados de pavimentação em asfalto pré misturado a frio (PMF). Todo o trajeto da ciclovia foi refeito, com a pintura e sinalização. 

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: