Home   Notícias e Eventos

12/04/2018

Assemae divulga programação do 48º Congresso de Saneamento

Assemae divulga programação do 48º Congresso de Saneamento

Divulgação do Congresso da ASSEMAE 2018

Serão 35 horas de programação, com atividades simultâneas, de 27 a 30 de maio, em Fortaleza. 

A programação do 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae já está disponível para consulta no site do evento. As atividades incluem três painéis principais, 12 mesas-redondas, um seminário jurídico, seis minicursos, 18 exposições de tecnologias, 203 trabalhos técnicos, além de 64 estandes na feira de saneamento básico e da participação de oito startups com projetos para o setor. O encontro acontece de 27 a 30 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

A primeira atividade ocorrerá no domingo, 27/05, a partir de reunião ordinária do Conselho Diretor Nacional da Assemae, que debaterá as ações da entidade para fortalecer os serviços municipais de saneamento básico. Neste dia, os participantes inscritos poderão receber o material gráfico do evento, das 14h às 18h. Os expositores também serão atendidos no mesmo horário.

A programação de segunda-feira, 28/05, começará com o painel sobre as alternativas de financiamentos para o saneamento público, incluindo a participação de representantes de órgãos fomentadores e de municípios.  Durante a tarde, os debates abordarão temas como as mudanças climáticas, enfrentamento da seca, drenagem urbana, eficiência energética e controle de perdas de água. A abertura oficial acontecerá às 19h, com a presença de autoridades do setor.

Na terça-feira, 29/05, o segundo painel focará as estratégias para desenvolver o saneamento básico no Nordeste. Além disso, as mesas-redondas debaterão o papel da regulação do saneamento básico, as atribuições municipais na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão integrada das águas subterrâneas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as fontes alternativas de energia para o setor, e a qualidade no atendimento ao usuário.

A conjuntura nacional do setor de saneamento básico e as possíveis alterações em seu marco legal serão o combustível do terceiro painel do Congresso, dia 30 de maio, com a participação de lideranças do Governo Federal e de representantes das principais entidades da área. Para encerrar a programação, a tarde de mesas-redondas incluirá os temas de planejamento, controle social, técnicas de reúso, disposição de efluentes e seminário jurídico.

As apresentações de tecnologias, trabalhos técnicos, startups e de minicursos ocorrerão durante os três dias de evento. Os assuntos a serem trabalhos pelos minicursos contemplam as áreas de eficiência energética e de sistemas alternativos de tratamento da água. A programação detalhada pode ser consultada pelo site www.assemae.org.br/congressonacional.

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: