Home   Notícias e Eventos

11/06/2017

Cetesb autoriza licença para aterro sanitário até 2022

Cetesb autoriza licença para aterro sanitário até 2022

O aterro recebe cerca de 37 toneladas de resíduo por dia

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) obteve recentemente a renovação da Licença de Operação para o aterro sanitário municipal. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) até 18 de maio de 2022. De acordo com avaliação feita pela companhia estadual, o aterro de Penápolis obteve nota 9 no IQR (Índice de Qualidade de Resíduos).
 A licença refere-se aos locais, equipamentos e processos produtivos do aterro sanitário, em uma área total de 37.508,69 metros quadrados. O aterro recebe cerca de 37 toneladas de resíduo por dia, seguindo as premissas do projeto apresentados à Cetesb.
 Para manter a disposição de forma adequada, garantindo a compactação do lixo e o recobrimento contínuo e imediato com o solo, os equipamentos necessários ficam disponíveis à operação do aterro sanitário. As atividades de manutenção e monitoramento são executadas durante todo o período de operação.
 O sistema de saneamento ambiental em Penápolis é todo administrado pelo Daep. Neste sistema consta a coleta de resíduos sólidos, entre eles o lixo doméstico e a coleta seletiva; esta última realizada pela Cooperativa dos Recicladores. A coleta seletiva proporciona um tempo de vida útil bem maior ao aterro sanitário, já que os resíduos recicláveis tem a destinação correta de acordo com sua classificação.
 Para o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o município de Penápolis é um dos poucos que não terceirizam o serviço de resíduos sólidos.
“Estamos conseguindo manter a nota do IQR dentro do padrão exigido pela Cetesb garças ao esforço e comprometimento de toda equipe do departamento. Para melhorara ainda mais esse trabalho, estamos providenciando a aquisição de uma nova máquina de esteira. O edital para a compra já está sendo elaborado”, concluiu o presidente.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: