Home   Notícias e Eventos

28/09/2018

Curso capacita profissionais para poda correta de árvores

Curso capacita profissionais para poda correta de árvores

Objetivo foi aperfeiçoar técnicas e garantir poda adequada, sem riscos ao profissional e ao meio ambiente

Na última terça-feira (25) o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou um curso de capacitação sobre poda correta de árvores, voltado a profissionais que atuam nesta área. O objetivo foi aperfeiçoar as técnicas que já dominam e assim garantir a poda da forma adequada, sem oferecer riscos tanto ao profissional como ao meio ambiente. A atividade ocorreu no Centro de Educação Ambiental, como parte das ações alusivas ao Dia da Árvore.
A iniciativa ocorreu devido ao crescente número de podas de árvores feitas de forma irregular, e até mesmo erradicações de árvores por profissionais não capacitados e sem a autorização dos órgãos competentes.
“Esse treinamento é de grande importância para que façam o serviço de forma correta”, alertou o agrônomo da Prefeitura, Sérgio Eduardo Rodrigues, durante orientações feitas no curso.
“Orientamos que esse serviço deve seguir a legislação ambiental conforme espécies, porte, espaçamentos, entre outros aspectos”, completou ele.
A capacitação contou com a participação de 15 pessoas, que puderam tirar dúvidas com um profissional capacitado. 
“A condução correta desde o plantio da árvore poderá evitar podas drásticas no futuro, por isso também é importante que os munícipes quando forem plantar uma árvore em frente à residência, que se atentem para o local e o porte da árvore. Quando forem contratar serviços de podas, é preciso procurar um profissional capacitado. Ele terá como fazer a poda ou a remoção utilizando técnicas de manejo adequadas de acordo com os procedimentos e critérios adotados pela Prefeitura Municipal”, complementou o agrônomo.
Durante a ação os profissionais também receberam orientações do técnico de segurança do trabalho do Daep,  Reginaldo  de Souza, que palestrou sobre “Operação Segura de Corte e Podas de Árvores”.
Ele ainda apresentou as ferramentas e equipamentos adequados para realizar a função em segurança. Todos os participantes receberam um certificado de capacitação.

Plantio de Mudas
Outra ação programada pelo Daep e Centro Ambiental em alusão ao Dia da Árvore é o plantio de mudas de árvores juntamente com os atiradores mirins do Tiro de Guerra 02-027.
O Plantio acontecerá hoje, a partir das 08h, no Bairro Pereirinha, na área verde em frente à Escola Estadual Prof. João Teixeira Sampaio. O evento aconteceria no último sábado (21), mas por motivos de força maior, foi transferido para amanhã para esta sexta-feira.
Esta ação é em parceria com o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, Associação Comercial e Empresarial de Penápolis, Conceito System e    Tiro de Guerra 02-027.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: