Home   Notícias e Eventos

24/06/2020

Daep amplia medidas preventivas na coleta de resíduos hospitalares

Daep amplia medidas preventivas na coleta de resíduos hospitalares

Todos os servidores utilizam EPIs específicos para evitar a contaminação pelos resíduos infectantes

Em cumprimento às orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a equipe de servidores do Daep (Departamento Autônomo de água e Esgoto de Penápolis) cumprem todos os cuidados durante a coleta de resíduos hospitalares, principalmente durante a epidemia de Covid-19. Um dos pontos a receber a coleta especializada é o Centro de Referência de Covid-19.
Durante a coleta, todos os servidores utilizam EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) específicos para evitar a contaminação pelos resíduos infectantes. Os EPIs utilizados pelos servidores são macacão branco descartável, protetor facial incolor ou óculos de proteção, máscara facial e luvas. 
Assim como realizado na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, funcionários do Hospital de Campanha receberam treinamento sobre os cuidados que devem ser tomados com os resíduos gerados durante o tratamento de pacientes com coronavírus. 
As orientações fazem parte de um conjunto de ações que o Daep vem adotando para prevenir os servidores do contágio da doença e contribuir para evitar a disseminação do vírus. De acordo com a Anvisa, a separação, embalagem e acondicionamento correto são primordiais para evitar o contágio e acidentes com o manuseio dos resíduos.
O presidente do Daep, Márcio Wanderley, destaca que as normas de saúde devem ser rigorosamente seguidas para que as pessoas que tem contato direto com o material não sejam contaminadas. 
“O Daep mantém uma preocupação constante com a qualidade dos serviços e com a segurança dos nossos servidores. Neste período de pandemia, com um vírus com alta capacidade de proliferação, todas as determinações devem ser seguidas à risca, sem nenhum descuido”, afirmou.
O presidente do Daep ainda enalteceu o trabalho realizado pelos servidores. “A preservação da saúde de todos é essencial e que, como o trabalho não pode deixar de ser feito, vamos seguir todas as medidas necessárias para evitar um possível contágio”, finalizou Márcio Wanderley.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: