Home   Notícias e Eventos

20/11/2019

Daep é destaque nacional pela excelência em gestão da qualidade

Daep é destaque nacional pela excelência em gestão da qualidade

O Daep é a primeira organização pública do Brasil a ter a certificação ISO 9001 nos três serviços de saneamento

A Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento publicou ontem, 19, em seu site oficial, uma reportagem especial sobre o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Na matéria intitulada “Saneamento que dá certo: conheça Penápolis”, a Assemae fala sobre a gestão da qualidade do Daep que é referência nacional e ainda ressalta a excelência dos serviços oferecidos à população penapolense. 
A publicação faz parte da série de reportagens sobre experiências exitosas de saneamento. Dessa forma, o Daep é destaque como referência nacional em gestão da qualidade, sendo responsável pelo ciclo completo de água, esgoto e resíduos sólidos. A matéria ressalta ainda que 94,17% população de Penápolis reconhece a excelência dos serviços oferecidos pela autarquia municipal. 
A reportagem especial traça um histórico do Daep desde sua criação em 1978, a universalização dos serviços de água e esgoto em 1981, depois quando assumiu os serviços de resíduos sólidos em 1993 e a implantação da coleta seletiva em 2000, efetuada pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), com apoio integral da autarquia. 
“Hoje, após 41 anos desde a sua criação, o Daep é responsável pelo ciclo completo de água, esgoto e resíduos sólidos”, cita a reportagem. A Assemae também aponta os avanços do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis ao longo dos anos, bem como suas premiações e investimentos.  

Referência Nacional
A reportagem especial fala sobre a certificação da norma NBR ISO 9001, conquistada pelo Daep desde 2004, referente à gestão de todo o processo de água, esgoto e resíduos sólidos.  “A autarquia é a primeira organização pública do Brasil a ter esta certificação abrangendo os três serviços de saneamento”, afirma o texto. Também fala sobre o aterro sanitário próprio do Daep, sendo Penápolis uma das poucas cidades de São Paulo que operam aterro municipal em condições técnicas de excelência. 
Além disso, a matéria ainda traz informações sobre a participação popular através do Conselho Gestor de Saneamento com função deliberativa; a gestão de recursos hídricos, por meio de parceira com o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado desde 1992, em ações de conservação do único manancial que abastece a cidade. Também enfatiza o trabalho de conscientização ambiental feito por meio do CEA (Centro de Educação Ambiental). 
Outro aspecto abordado na reportagem é o investimento efetuado pelo Daep em novos projetos. Nos últimos cinco anos, por exemplo, foram investidos mais de R$12,6 milhões em novas obras, serviços, equipamentos. 
Para o presidente da autarquia, Edson Bilche Girotto, o Batata, a Daep tem a confiança da população quanto aos serviços e produtos oferecidos e isso é a maior conquista da autarquia. “Em agosto de 2018, pesquisas indicaram que mais de 94% da população considera que o Daep atende bem os cidadãos”, comentou. 
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas esse resultado mostra que o Daep está no caminho certo, com credibilidade e respeito da população penapolense”, finalizou. 
A matéria completa está disponível no site da Assemae no endereço www.assemae.org.br.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: