Home   Notícias e Eventos

07/01/2020

Daep inova na gestão de segurança e medicina do trabalho

Daep inova na gestão de segurança e medicina do trabalho

A tecnologia traz mais controle na entrega de equipamentos, além de modernizar outros processos internos

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) contratou um sistema via web para auxiliar na gestão do setor de segurança e medicina do trabalho. Além do auxilio nas rotinas do setor, o sistema trouxe uma inovação para a autarquia, pois modernizou o procedimento de entrega de EPIs (equipamentos de proteção individuais). 
Com o novo sistema, as entregas de EPI são comprovadas através da biometria ou assinatura digital do trabalhador. São utilizados leitores biométricos ou dispositivos móveis, que coletam as digitais ou assinatura dos servidores e os comprovantes ficam armazenados na nuvem. 
As entregas de EPI também poderão ser registradas nos canteiros de obras e demais pontos de serviço da autarquia com a utilização de aplicativo móvel, através de celular ou tablet. 
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a segurança dos servidores é uma preocupação constante. “Por isso, temos investido na gestão da segurança. O novo aplicativo facilita o controle da entrega dos EPIs e aumenta a responsabilidade de uso dos servidores”, destacou.
Antes, as entregas dos equipamentos eram comprovadas através de formulários impressos preenchidos por uma máquina de escrever, onde cada EPI que era fornecido recebia a assinatura do servidor. Estes formulários eram arquivados nos prontuários dos servidores, aumentando a burocracia e gerando perda de tempo. 
Dentre as funcionalidades do sistema também destacam-se a realização e emissão de relatórios de inspeção na segurança do trabalho através de aplicativo para celular, gestão do programa de saúde do trabalhador. No aplicativo também é possível enviar eventos para o Programa e-Social, o programa do Governo Federal que unifica o envio de informações das obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas dos trabalhadores.

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: