Home   Notícias e Eventos

12/10/2018

Daep promove 17ª SIPAT

Daep promove 17ª SIPAT

Palestras e ações de saúde foram algumas das ações para prevenir acidentes de trabalho

Entre os dias 09 e 11 deste mês, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) promoveu a Semana Interna de Prevenção ao Acidente do Trabalho. O evento é organizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho) com o intuito de promover o conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde, e segurança no trabalho.
No dia 09, o Sargento Fábio Canesin do Corpo de Bombeiros ministrou uma palestra sobre “Plano de Ação de Emergência - Instrução Técnica nº 16”. O sargento explicou que toda empresa deve possuir trabalhadores treinados para atuarem nas situações emergenciais e que tais cuidados ajudam a evitar que uma situação de emergência não se agrave até a chegada do socorro externo. 
Já na quarta-feira (10), os servidores também participaram de atividades físicas de ginástica laboral com ritmos envolventes, ministradas pelo educador físico Donaldo Aparecido de Campos Filho. Segundo o educador físico, praticar esse tipo de exercício antes do início do trabalho ajuda a evitar lesões e afastamentos por contusões.
Para finalizar a Semana de Prevenção, na quinta-feira (11) o consultor em Segurança do Trabalho, Wilson Célio Maioli, proferiu palestra sobre “Atitudes que evitam acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”. 
“A segurança do trabalho cuida da saúde e integridade física do trabalhador que se respeitar as regras, ter atitudes corretas com uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) quando a atividade exigir alguma proteção, a probabilidade de acontecer acidentes é quase nula”, explicou Maioli.
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, esta é uma oportunidade também de reforçar o programa de treinamento já realizado. “Buscamos promover palestras dinâmicas, sorteios de brindes, aferição de pressão e teste de glicemia, entre outras atividades para reforçar sobre a importância da segurança no trabalho e prevenção de doenças ocupacionais”, afirmou.
A Sipat (Semana Interna de Prevenção ao Acidente do Trabalho) do Daep aconteceu no auditório Antonio Sacomani, localizado na sede da autarquia e contou com o apoio da Droga Raia para aferição de glicemia e pressão arterial dos servidores e do Sicredi.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: