Home   Notícias e Eventos

06/09/2019

Dia Mundial da Limpeza será realizado em Penápolis

Dia Mundial da Limpeza será realizado em Penápolis

O DAEP esteve reunido com diversos parceiros para organizar a relização do “World Cleanup Day” ou “Dia Mundial da Limpeza” em Penápolis, sendo em evento mundial que ocorre anualmente no dia 21 de setembro. É uma ideia que teve início na Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

O movimento tem o objetivo de mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado sendo que o município e a população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações.

Na reunião, foram traçadas as ações que cada parceiro irá ficar responsável sendo uma ação cívica a ser realizada por voluntários. Já na primeira reunião, participaram o Tiro de Guerra, Rotaract Club de Penápolis XV de Março, Lions Club de Penápolis além da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiete de Penápolis e a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Foram definidos os locais onde serão feitas as ações de limpeza e conscientização ao redor dos locais onde há acúmulo de resíduos bem como foi decidido que será feita uma passeata no centro da cidade visando uma mobilização ambiental.

O Presidente do DAEP, Edson Bilche Girotto, destacou que o DAEP sempre busca realizar ações que visem a conscientização das pessoas para o descarte correto dos resíduos e esta ação mundial vem de encontro com este objetivo, o qual dará apoio integral”.

Um dos parceiros, a engenheira ambiental Clarissa Oliveira Nod, representante do Rotaract Club de Penápolis XV de Março, destacou que evento nunca foi realizado em Penápolis, sendo que será a primeira vez da participação. Ela está cadastrada no site do movimento como responsável pela realização das ações em Penápolis.

No Brasil, o movimento iniciou em 2001, sendo que atualmente, mais de 158 paises já organizam a limpeza no modelo do movimento sendo a maior organização do gênero no mundo contando com 18 milhões de pessoas em 2018.

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: