Home   Notícias e Eventos

21/11/2018

Gestão de resíduos sólidos: Daep recebe visita de alunos da Unesp de Prudente

Gestão de resíduos sólidos: Daep recebe visita de alunos da Unesp de Prudente

Os alunos de graduação e mestrado percorreram toda a estrutura do Daep, incluindo o tratamento de resíduos sólidos e água

Em busca de conhecimento da gestão de resíduos sólidos, 26 alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente estiveram em Penápolis para conhecer os processos de destinação final adequada de resíduos sólidos. A visita ocorreu nos dias 09 e 10 de novembro.
Alunos de mestrado e de graduação em Geografia da Unesp, acompanhados dos professores  Antonio Cezar Leal e Elaine Cristina Ziembra, conheceram toda a estrutura de saneamento básico do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). 
A equipe da Unesp foi recebida pelo presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, pelo  coordenador do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado), José Raphael Caputo. Os servidores do Daep ministraram algumas palestras detalhando os serviços da autarquia e seguiram para visita de campo. 
Em dois dias, os alunos conheceram o sistema de coleta seletiva realizado pela Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis), os ecopontos, e o aterro sanitário. A visita também se estendeu ao sistema de autoclavagem de resíduos de serviço de saúde, trituração de galhos para compostagem, e a estação de tratamento de água.
O CEA – Centro de Educação Ambiental do Daep também recebeu os alunos de graduação e mestrado. Também estava programado para conhecer o trabalho de campo desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, no entanto, devido às chuvas, não foi possível fazer o itinerário das nascentes.
O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, afirmou que o trabalho desenvolvido pelo Daep é destaque na política pública nacional por desenvolver ações proativas dentro do cenário nacional.
“Penápolis está em um universo privilegiado no cenário nacional. Segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, apenas 29% da população urbana do Brasil possui coleta seletiva, e nossa cidade é um exemplo nesta área”, afirmou.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: