Home   Notícias e Eventos

Comunicação
Colabore com a coleta seletiva em Penápois

Agência Virtual

Solicite serviços, consulte débitos ou emita 2ª via de sua conta.

Acesse aqui

10/06/2017

Penápolis recebe pré-certificação no Programa Município Verde Azul

Penápolis recebe pré-certificação no Programa Município Verde Azul

Equipe da Prefeitura com o coordenador do Programa, José Walter Figueiredo Silva (ao centro) e vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin

Na última quinta-feira (08), Penápolis conquistou a pré-certificação do Programa Município Verde Azul. Para obtê-la, era necessário atingir o mínimo de 25 pontos, mas Penápolis conseguiu 45,13 pontos nesta primeira avaliação. A conquista foi anunciada no 1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa Município Verde Azul, realizado em Mogi das Cruzes (SP).
 Participaram do evento o vice-prefeito de Penápolis, Carlos Alberto Feltrin, o coordenador do CIRL (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado), José Raphael Caputo e a diretora administrativa e financeira do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Vera Lúcia Nogueira.
 Também estiveram presentes a pedagoga do Centro de Educação Ambiental do Daep, Fernanda Campachi, e o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Sérgio Rodrigues. O encontro contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
 O vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin explicou que, neste ano, a avaliação dos municípios foi dividida em três fases. “Penápolis alcançou a pré-certificação com 45,13 pontos nesta primeira avaliação, quando o mínimo era 25 pontos. As próximas avaliações ocorrerão em setembro e dezembro, quando será divulgada a pontuação final”, destacou.
 No ano passado, Penápolis obteve a certificação com a nota 90,76, classificado em 23º no ranking estadual. A participação no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição). Segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, neste ano, serão destinados R$15 milhões de recursos para os municípios.
“Nossa meta para 2017 é que Penápolis se classifique entre os dez primeiros colocados. Os trabalhos estão concentrados em diversas frentes de trabalho para que possamos atingir essa classificação. Este é um Programa que traz inúmeros benefícios para a cidade, com grande impacto na vida da população”, concluiu o vice-prefeito.
 Na avaliação dos municípios, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente analisa dez aspectos: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Secom - PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: