Ir direto para o conteúdo Ir para a página principal Ir para o conteúdo Buscar no portal Ir para o mapa do site
0800 0170 195
A+
A
A-
Home   Notícias e Eventos

01/04/2021

Projeto: Penápolis ganhará novos Ecopontos Solidários

Projeto: Penápolis ganhará novos Ecopontos Solidários

O Ecoponto Solidário traz uma nova concepção de uso, com total envolvimento da comunidade

A Prefeitura de Penápolis por meio do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) está trabalhando em um Projeto Piloto de Ecopontos Solidários, que faz parte do Programa Saneamento Solidário – SOL, e que inicialmente contemplará a região dos Conjuntos Habitacionais Marco Guerrero; Residencial Gimenes, Benone Soares de Queiroz e Jardim Pevi II. 
O Programa SOL tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações envolvendo a comunidade no debate da qualidade urbana de seu bairro, visando melhorar as condições de saneamento ambiental do local. 
Dessa forma, a primeira ação será a construção de dois novos Ecopontos nesta região da cidade, que serão chamados de Ecopontos Solidários, pois trarão uma nova concepção de uso do espaço, com total envolvimento da comunidade. Outra ação importante deste projeto piloto é a implantação de contêiner para a disposição do lixo doméstico.
De acordo com presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, a construção dos Ecopontos Solidários iniciará em aproximadamente 45 dias, por empresa terceirizada; sendo que um ficará localizado no final da rua Laurinda F. de Souza e o outro na rua Mario Beneciutti, ao lado do Cemitério Novo. 

Saneamento Solidário 
Além dos Ecopontos Solidários, o Programa SOL prevê ainda ações de melhorias na praça do bairro, implantação de horta e pomar comunitários, em uma nova concepção que possa contribuir com a renda familiar, além de ações desenvolvidas na área de esporte, saúde e assistência social.
Outra novidade que está sendo estudada é a utilização futura da ferramenta “Pagamento por Serviços Ambientais” de maneira a remunerar pessoas da comunidade que queiram executar alguns serviços, como por exemplo, a varrição de vias.
Segundo comentou o presidente do Daep, essa proposta objetiva a capacidade de universalizar o serviço de Ecopontos e reduzir custos na operação dos mesmos. “Além disso, conseguimos propiciar o empoderamento das comunidades na gestão da qualidade ambiental e sanitária de seus bairros”, completou Carlos Bachiega.
Para o prefeito CaiqueRossi, o programa Saneamento Solidário – SOL é uma proposta inovadora, que garante a participação e envolvimento da comunidade na solução de problemas de seu bairro, trazendo maior qualidade na vida de todos.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: