Home   Notícias e Eventos

22/03/2019

"Varrição Compartilhada": Daep realiza primeira capacitação de projeto

"Varrição Compartilhada": Daep realiza primeira capacitação de projeto

Todos os presentes puderam entender um pouco mais a respeito do projeto e compreender como será o fornecimento do kit de participação

Na última quinta-feira, dia 21, aconteceu a primeira atividade de capacitação do “Projeto Varrição Compartilhada”, promovido pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O trabalho ocorreu no auditório do departamento com a participação de aproximadamente 70 pessoas convocadas.
Todos os presentes puderam entender um pouco mais a respeito do projeto e compreender como será o fornecimento do kit de participação. 
Esta foi a primeira de outras várias etapas de treinamento previstas para acontecer, visando orientar todos os voluntários inscritos. Sendo assim, as demais pessoas que se inscreveram devem aguardar pois serão chamadas oportunamente para receber o kit e a capacitação. 
“Devido ao grande número de pessoas que aderiram ao projeto será necessário dividir esta capacitação em quatro turmas”, explicou o presidente do Daep, Edson Bilche Giroto, o Batata. 
O projeto consiste em uma parceria entre o Daep e a comunidade. Vassouras e sacos de lixo da cor amarela são entregues gratuitamente aos moradores que aderem ao projeto visando contribuir com a limpeza urbana através da varrição da frente de sua residência. Após a limpeza, os sacos serão recolhidos juntamente com a coleta de lixo domiciliar.
A entrega dos materiais é controlada pelo Daep, que também vai monitorar o uso especificamente para o projeto e o zelo dos materiais doados.
Os participantes do projeto também recebem um selo do projeto para ser fixado na frente da sua residência. Os munícipes poderão participar de encontros periódicos realizados pelo Daep a fim de trocar sugestões de melhoria e verificar o andamento do projeto. 

Alternativa
“A ideia para o projeto de varrição compartilhada foi elaborada pela direção da autarquia e aprovada pelo Conselho Gestor de Saneamento, como uma alternativa para solucionar o problema da limpeza urbana”, recordou Batata.
“Temos tido dificuldade em realizar a limpeza urbana em todo o município, tendo em vista que atualmente são 274 quilômetros de vias urbanas que precisam ser mantidas limpas. É um número que tende a aumentar por conta do crescimento habitacional”, explicou ele. 
“Inversamente, temos uma redução no número de servidores que atuam na limpeza ao longo dos anos”, falou o presidente do Daep.
Desde o ano de 2001º Daep não realiza mais a cobrança de taxa de varrição. “Hoje os poucos servidores estão concentrados na varrição da área do centro comercial, corredores de entradas da cidade e em alguns bairros”, informou.
“Certamente esta ação aumentará a conscientização das pessoas e o envolvimento de cada cidadão em deixar a cidade mais limpa. Grande parte dos moradores já contribui com a limpeza urbana, cuidando da frente de suas residências de forma voluntária. O projeto valoriza quem já realiza este trabalho e incentiva outros moradores a fazer o mesmo”, concluiu.

Aprovação e Adesão
O projeto de varrição compartilhada foi aprovado na Câmara Municipal, através da Lei 2301/2018. 
A ação também está diretamente ligada com o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, conforme Lei Municipal 2073/2015. 
Os interessados em aderir podem procurar o atendimento do Daep, na avenida Adelino Peters, 217 – Jardim São Vicente. O Termo de Adesão e Compromisso também pode ser obtido no site do www.daep.com.br e www.penapolis.sp.gov.br .

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: