Home   Notícias e Eventos

02/07/2018

Revista destaca Daep entre os melhores serviços de saneamento

Revista destaca Daep entre os melhores serviços de saneamento

O Daep é um dos poucos serviços municipais que conseguem atingir o índice de mais de 90% de atendimento em esgotamento sanitário no país

A edição nº 188 da Revista Saneamento Ambiental, da Signus Editora, publicou no último mês um ranking com as maiores companhias de saneamento do país. O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) foi destacado na publicação como um dos poucos serviços municipais que conseguem atingir o índice de mais de 90% de atendimento em esgotamento sanitário, diferentemente de muitos outros municípios brasileiros.
De acordo com a matéria, apenas 21 companhias e serviços tratam mais de 90% de esgotos coletados, sendo o Daep um deles. Segundo a publicação, o tratamento de esgotos ainda é crítico para a maioria das cidades brasileiras tendo uma variação de 100% a 2%. Isso indica que os maiores índices de atendimento no esgotamento sanitário são exercidos pelos serviços e companhias municipais, em detrimento dos índices das companhias estaduais e concessões privadas.
O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, comentou que os índices alcançados pelo Daep ao longo dos seus 40 anos, colocaram Penápolis num patamar acima da média brasileira. “Muitos municípios almejam atingir este nível de excelência na gestão do saneamento. A nossa população, certamente, é a maior beneficiária de tudo isso, pois pode contar com uma autarquia municipal que fornece serviços de água, esgotos e resíduos sólidos com atendimento de 100% de abrangência”, destacou ele. 

Cenário Nacional
O Daep é destaque nacional, e inclusive recebe constantemente inúmeras visitas técnicas de outros municípios. Profissionais vêm para conhecer to trabalho na área ambiental, coleta seletiva, gestão da qualidade e outros processos. Somente neste mês houve a visita de três grupos.
“Temos trabalhado bastante para avançar ainda mais em obras e serviços para manter a qualidade no atendimento. Estamos fazendo a revisão do Plano Municipal de Saneamento e investindo em novas tecnologias para redução de custos”, afirmou o presidente do Daep, Edson Bilche Giroto, oBatata. 
“Além disso, estamos melhorando os serviços de automação dos sistemas de distribuição de água, instalação de macromedidores, realizando a construção de emissários, ampliação de redes e implantando novos ecopontos”, concluiu Batata.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: