Home   Notícias e Eventos

27/06/2018

Servidores do Daep recebem orientações sobre prevenção da gripe

Servidores do Daep recebem orientações sobre prevenção da gripe

Os servidores do Daep puderam tirar suas dúvidas sobre doenças como gripe e pneumonia

Servidores do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) participaram de uma palestra sobre estratégias de prevenção à gripe e à pneumonia. As orientações foram repassadas pelo médico do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, Samir Subhi Salous. A iniciativa faz parte das ações da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Segundo o médico, a chegada do inverno favorece o contágio pelo vírus da gripe. “Os riscos de proliferação aumentam neste período do ano, por isso, é necessário adotar medidas preventivas. Os grupos de risco também devem procurar uma unidade de saúde e se vacinar gratuitamente”, contou.
O palestrante também exemplificou os tipos de pneumonia, que podem ser adquiridos através de vírus, bactérias, fungos ou até pela inalação de produtos químicos agressivos como agrotóxicos e fumaça.
Segundo o técnico em Segurança do Trabalho do Daep, Reginaldo de Souza, durante a palestra, foram reforçadas medidas preventivas da gripe e pneumonia. “Ambientes fechados e com pouca circulação de ar facilitam a infecção por vírus ou bactérias, levando à doença. Como forma de prevenção, deve-se manter a higiene das mãos além de evitar, sempre que possível, ambientes fechados e com muita gente”, afirmou.
O médico também orientou que é necessário lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas e não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros. 
Após a palestra, os servidores puderam sanar suas dúvidas em relação às doenças. O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, agradeceu a presença dos servidores e destacou a importância de ações preventivas para a saúde.
“Orientamos que todos os servidores que se enquadrem no público alvo da Campanha de Vacinação procurem uma unidade de saúde para se vacinar. A vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe”, concluiu o presidente. 

Vacinas contra gripe ainda estão disponíveis

Quem ainda não se vacinou contra a gripe devem procurar com urgência uma unidade de saúde. A vacinação é gratuita e está disponível na Macro I (Mutirão), na Macro II (Centro) e na Macro III (Santa Terezinha), no horário das 07h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação. 
Devem ser vacinar crianças de 6 meses a 9 anos, adultos e idosos a partir de 50 anos, profissionais que atuam na área da saúde, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas e profissionais da educação. Até o momento, o público alvo com menor procura são as crianças.

Cobertura
Segundo dados do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, foi vacinado 38,27% do público alvo da campanha, sendo que a meta é vacinar 90%. A menor cobertura foi registrada entre as crianças, com a vacinação de 30,91% de um total de 3.248 crianças.
Entre as gestantes, 78,88% já se vacinaram e as puérperas (até 45 dias após o parto), 76,04%. Entre os idosos, foram aplicadas 5.517 doses, totalizando 71,36% de um total de 8.914. Cerca de 87,76% dos profissionais que atuam na área de saúde já se imunizaram. Já entre os profissionais da educação, 434 pessoas já se vacinaram.

Alerta
O secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, alerta que para evitar a transmissão do vírus é necessário que o público alvo seja vacinado. “A campanha é voltada para as pessoas mais suscetíveis a complicações ocasionadas pelo vírus. Por isso, pedimos que as pessoas não deixem de se vacinar”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, outra preocupação é a baixa cobertura das crianças. “É essencial que os pais levem seus filhos para se vacinar. Esta é a única forma de protegê-los contra as complicações ocasionadas pela gripe”, finalizou o secretário. Até o momento, a cidade registrou um caso positivo de Influenza A – H1N1e um caso positivo de Influenza A – H2N3, ambos em adultos.

Secom - PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: