Home   Notícias e Eventos

22/12/2018

Sincomércio é ponto credenciado para descarte de pilhas e baterias portáteis

Sincomércio é ponto credenciado para descarte de pilhas e baterias portáteis

Os resíduos podem ser depositados na urna localizada no Sincomércio

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) informa à população que o Sincomércio (Sindicato do Comércio de Penápolis) é ponto credenciado para o descarte de pilhas e baterias portáteis. O órgão dará a destinação final adequada aos resíduos, sem custos ao munícipe.
A medida atende a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2015) que define a logística reversa de pilhas e baterias portáteis pós consumo. As pilhas e baterias podem conter mercúrio, chumbo e cádmio que são tóxicos aos serres humanos e ao meio ambiente. Desta forma, os resíduos devem ter destinação adequada o que evitar a poluição e a contaminação.
De acordo com o administrador do Sindicato do Comércio de Penápolis, José Valdir Rubino, qualquer empresa pode ser um ponto de coleta. “É necessário que a empresa seja cadastrada na Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o que é feito através do Sindicato”, afirmou.
Ainda segundo o administrador, o comerciante fica responsável em levar a urna até o Sincomércio quando coletar 10 quilos do material. “As empresas que realizam a venda deste tipo de material podem se tornar um ponto de coleta de pilhas e baterias portáteis, contribuindo para que elas tenham destinação adequada”, destacou Rubino.
Os munícipes podem descartar as pilhas e baterias portáteis no Sindicato do Comércio de Penápolis, localizado na Avenida Luis Osório, 763 – Centro. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30. Em breve, o Penápolis Center Shopping também será um ponto credenciado para coleta de pilhas e baterias portáteis pós consumo.

Secom – PMP

« Voltar ao índice de notícias
Veja também: