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MAI
16
16 MAI 2013
Em pouco mais de 4 meses, DAEP promove recuperação financeira
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Ao assumir a gestão da Prefeitura de Penápolis em janeiro deste ano, o prefeito Célio de Oliveira, entre outros desafios, se deparou com uma dívida de aproximadamente R$ 700 mil no DAEP (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Isso obrigou a nova direção da autarquia a adotar mecanismos imediatos para resgatar o equilíbrio financeiro, feito esse que já foi concretizado em pouco mais de quatro meses do atual governo. De acordo com a Diretora Presidente do DAEP, Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira, os pagamentos dos fornecedores em atraso, referentes às despesas de 2012, já foram todos regularizados. “Isto foi possível devido à limitação de despesas no inicio de 2013, com a redução dos custos operacionais”. Silvia Shinkai disse que, em relação às receitas do departamento, houve um aumento da arrecadação da Taxa de Coleta de Lixo, passando de 16% para 19% referente aos pagamentos à vista. “Além disso, no que se refere à folha de pagamento de servidores, a diretoria do Daep, com a colaboração das chefias e encarregados de serviço, diminuiu acentuadamente as horas extras”, relatou. “Em janeiro de 2013, por exemplo,foram pagas 1.440 horas extras a 50%, totalizando R$15.952 mil. Já em abril, foram pagas 93 horas, totalizando R$1.186 mil. A redução de gastos foi muito grande, ficando em torno de R$14.765 mil”, comemorou a diretora do DAEP. Ainda de acordo com o levantamento financeiro apresentado ao prefeito Célio de Oliveira, no mesmo período foram pagas 554 horas extras a 100% totalizando R$8.116 mil em janeiro. Já em abril foram realizadas 466 horas extras a 100%, totalizando R$6.986 mil, representando uma redução de gastos de R$1.129 mil. A diretora lembrou ainda que em 1º de março de 2013 foi aprovado um aumento de 8% nas tarifas de água e esgoto pelo Conselho Gestor do Daep. “É este aumento que está contribuindo para que a receita do departamento reaja frente ao realinhamento dos preços dos insumos para tratamento de água e demais despesas operacionais”, avaliou ela. De acordo com Silvia Shinkai a gestão financeira do DAEP tem como prioridade a minimização de custos. “Temos vários projetos em estudo para utilização de tecnologias existentes na área de saneamento. São projetos que visam a melhoria da qualidade nos processos operacionais e que poderão ser implantados em breve, diminuindo os custos dos processos sem perder a qualidade dos serviços”, comentou. “Um desses projetos é a automação do sistema de bombeamento da água tratada”, concluiu Silvia. Para o prefeito Célio de Oliveira, esses são alguns reflexos do intenso trabalho que vem sendo efetuado pela equipe do DAEP com vistas à recuperação financeira daquele que sempre foi um departamento elogiado em todos os aspectos, inclusive na sua auto suficiência financeira. “Sabemos que esta não é uma tarefa fácil, e que toda equipe do DAEP tem trabalhado unida para restabelecer o equilíbrio financeiro. São medidas às vezes criticadas, mas necessárias para garantir uma boa gestão e a qualidade do serviço prestado”, avaliou o prefeito.

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