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AUTARQUIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL
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CEA| Centro de Educação Ambiental
A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública
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Uma das propostas de ação do CEA – Centro de Educação Ambiental, vinculado ao DAEP – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis, é incentivar programas de combate ao desperdício buscando minimizar os impactos ambientais gerados no local de trabalho, bem como implantar ações educativas junto aos servidores destacando a importância de se preservar o meio ambiente.


O programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública, proposto pelo Ministério do Meio Ambiente é um convite ao comprometimento pessoal, ao engajamento individual e coletivo e a disposição para a transformação de hábitos, costumes, processos e serviços rumo a sustentabilidade e ao convívio mais fraterno em um ambiente de trabalho com qualidade.


Diante do exposto, a equipe do CEA, tomou a iniciativa de implementar o projeto no departamento com os objetivos de despertar a responsabilidade do servidor público no que se refere ao uso correto dos bens e serviços da administração pública; estimular a busca da qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável; combater todas as formas de desperdício de recursos e bens de consumo; organizar a gestão de todos os resíduos gerados; incluir critérios sócio-ambientais nos investimentos, compras e contratações de serviços.


Para implantar a agenda ambiental no DAEP, foram realizadas reuniões com os chefes de setores para apresentação do programa e organização de sua implementação; foi criada uma comissão gestora, envolvendo servidores de diversas áreas do Departamento que realizou o diagnóstico situacional da instituição, onde foram identificados os pontos críticos, e avaliados os impactos ambientais e os desperdícios. Após a realização do diagnóstico, deu inicio uma fase de planejamento integrado, envolvendo o maior número de colaboradores e áreas de trabalho.


Neste planejamento ficaram definidos os projetos e atividades a serem estabelecidos, priorizando ações de maior urgência e implementando atividades.


Foram organizados o monitoramento e a avaliação do desempenho ambiental, identificando falhas e sugerindo pontos de melhoria. Com isto pretende-se promover a melhoria contínua, pela avaliação sistemática, replanejamento, implementação, formação de funcionários e implantação de novas tecnologias propostas realizando treinamentos e disponibilizando recursos físicos e/ou financeiros para sensibilizar os servidores públicos no DAEP e na SME (Secretaria Municipal de Educação) em relação aos aspectos ambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.


A Secretaria Municipal de Educação tomou conhecimento e mostrou interesse pelo programa e, assim, está recebendo apoio do CEA para sua implantação nas dez EMEFS (Escolas Municipais De Ensino Fundamental).

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