O município de Penápolis (SP), através do DAEP – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis, criou o CEA – Centro de Educação Ambiental no ano de 1993, com o objetivo de sensibilizar para a preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais, no sentido de despertar a consciência da população para os graves problemas relacionados à degradação do Meio Ambiente e má utilização dos recursos naturais. Para a realização das suas atividades, o CEA mantém parcerias com várias instituições do município e região.
CEA – Ações
Datas Comemorativas
Lei municipal nº 1599, de 15 de setembro de 2009 “Institui o calendário oficial de eventos e datas comemorativas do meio ambiente no município de Penápolis”.
22/03 - Dia do Ribeirão Lajeado e Dia Mundial da Água
15/04 - Dia da Conservação do Solo
05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente
01/08 - Dia Municipal da Agricultura Natural
14/08 - Dia do Controle da Poluição
21/09 - Dia da Árvore
22/09 - Dia da Criança Ecológica
O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) ao longo de seus anos de existência é preocupado com a qualidade de vida da população penapolense, também, vem investindo na saúde preventiva e executando saneamento básico com seriedade, igualando-se às cidades de primeiro mundo.
Nesse contexto, o DAEP criou o Centro de Educação Ambiental – CEA, responsável pela realização do programa de Educação Ambiental dirigido a toda a rede escolar municipal, estadual e particular, além de atingir a população em geral através de inúmeros eventos educativos que são promovidos no decorrer dos anos.
O CEA executa dentre suas atividades, visitas monitoradas a todo o sistema de saneamento básico do município, visitas à Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado, capacitações em educação ambiental para professores e sociedade civil, projetos educacionais voltados à formação de agentes ambientais com o objetivo de serem multiplicadores nas ações, oficinas temáticas e eventos em datas comemorativas.
Tem como objetivo contribuir com a reflexão e conscientização sobre os problemas ambientais e a busca de soluções através de uma interação com a sociedade, procurando sempre abrir espaço para a discussão dos problemas locais e globais colaborando para a qualidade de vida da população com ações conjuntas da sociedade civil e órgãos governamentais.
↳ Monitoramentos
Visita monitorada, levando alunos, professores e cidadãos preocupados com o meio ambiente, a conhecer ações ambientais realizadas pelo DAEP. As visitas são divididas em temas: Água e Estação de Tratamento de Esgoto/ Resíduos Sólidos/ Bacia Hidrográfica do Ribeirão lajeado. Todas as atividades são divididas por faixa etária e área de interesse.
Agendamento:
Devem ser agendadas pelo telefone (18) 3652 – 5309 ou pelo e-mail cea@daep.com.br
Horário de Atendimento: Das 7h às 17h
Endereço: Rua Altino Vaz de Mello, 3200 – Santa Terezinha
Visita ao Itinerário do saneamento Básico:
Tema: Água
Inclui visita ao Centro de Educação ambiental, Captação de Água às margens do Ribeirão Lajeado, Estação de Tratamento da Água, Lagoas de Tratamento de Esgoto e retorno ao CEA.
Tema: Resíduos Sólidos
Inclui visita à Central de Tratamento de Resíduos ( Aterro Sanitário, Resíduos de Serviços de Saúde – RSS – Autoclave) , Cooperativa dos Recicladores de Penápolis – CORPE e Centro de Educação Ambiental.
Visita à Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado
Consiste na visita monitorada até a nascente modelo do Ribeirão Lajeado, no município em Alto Alegre, para visualizar as ações de manejo de Solo que incluem bacias coletoras de águas pluviais, os populares “camaleões” e os reflorestamentos realizados pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, parceiro de todas as atividades do Centro de Educação Ambiental e do DAEP.
Oficinas temáticas:
Oficinas com Materiais Recicláveis
Oficina de Papel Artesanal
O professor pode agendar a oficina a ser realizada na escola ou no CEA pelo telefone (18) 3652 – 5309.
Duração da atividade: 2h
A sede do Centro de Educação Ambiental é uma instalação pública considerada como uma instalação modelo de sustentabilidade.
Uma habitação sustentável contempla: eficiência energética, uso racional de água, conforto térmico, acessibilidade e materiais de construção sustentáveis.
Itens que são sustentáveis em nossa sede: