Com início em setembro de 2014, o projeto Meta 180 tem o objetivo de reduzir o consumo de água, incentivando atingir a meta de 180 litros de água por pessoa/dia nos domicilios que aderirem ao projeto. Para a ONU (Organização das Nações Unidas) considera que o consumo ideal diário por habitante é de 110 litros/dia.
Para atingir esse objetivo, foram instalados em 1 quarteirão do Mutirão (Rua Inácio Alves Penteado - 23 residências), 1 creche, na sede da Terceira Idade e em 1 quarteirão da Village (Rua das Palmeiras - 10 residências) redutores de vazão que leva a uma perda de carga localizada no sistema que resulta na redução de vazão.
É recomendado para áreas da edificação que apresentem pressão elevada. Estes dispositivos mantêm a vazão constante em uma faixa de pressão, reduzindo o volume de água que sai no ponto de consumo, como por exemplo nas torneiras.
A vantagem é que a vazão permanece constante dentro de uma faixa de pressão.
Inicialmente identificou-se o bairro que apresentou maior consumo de água, selecionando 2 quarteirões destes bairros. Foi realizada uma pesquisa de campo onde, os moradores selecionados responderam questões relacionadas ao uso racional da água, prestando esclarecimentos necessários acerca do beneficios que a instalação deste medidor de vazão pode auxiliar no consumo de água do imóvel.
Para a instalação do medidor de vazão, o proprietário da residência assinou um Termo de Adesão, onde o mesmo obteve a ciencia que toda mão de obra e materiais necessários seriam por conta do DAEP. A partir daí os redutores foram instalados nas residências.
O DAEP vem realizando o monitoramento do consumo por meio do setor de Rendas, visando a constatação da eficácia do método para redução do consumo de água ( a cada ciclo de leitura realizado).