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PROJETOS DO CEA| Centro de Educação Ambiental
Atualizado em: 30/04/2025 às 10h58
Os Investigadores da Natureza
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Este projeto tem como objetivo enriquecer os monitoramentos oferecendo as ferramentas necessárias para que o aluno se torne pesquisador e que no momento do monitoramento ele venha pronto para buscar respostas aos seus questionamentos.

Proposta de metodologia – a saída ao campo como um recurso didático

O professor que pretende utilizar de visitas a campo como um recurso didático  terá que se ater a 3 etapas distintas para que seu trabalho tenha sucesso na aprendizagem de seus alunos

1ª etapa – preparo do aluno para saída a campo

Preparação da atividade (em sala de aula)

Quando se pretende um trabalho de campo  deverá o professor , na sala de aula , envolver seus alunos com o tema a ser abordado. Pode ser textos, filmes, músicas  e outros. Este preparo irá motivá-los e criar um  clima investigativo.

  • Ler e analisar o roteiro de campo com a turma, identificando os pontos de visita
  • Obter informações previa sobre a área a ser estuda – mapas, folder, site do DAEP, cartilhas etc;
  • Levantar problemas que gostariam de investigar e, também  as possíveis respostas esperadas (hipóteses);
  • Certificar-se dos materiais a serem levados para o trabalho de campo: kit analise de água, prancheta, mapa, maquina fotográfica, etc;
  • Organizar os grupos de campo;
  • Escolher um relator das atividades, o qual  fará a apresentação dos resultados obtidos na etapa da conclusão;
  • O professor conduzirá  seus alunos a levantar problemas que gostariam de investigar e, também  as possíveis respostas esperadas (hipóteses).


2ª etapa – realização da atividade (trabalho de campo)

O aluno deverá ter em mãos um roteiro orientando para a coleta de dados no local. O CEA estará fornecendo uma proposta. O professor poderá adequá-la mediante expectativa  de seus alunos.
 

3ª etapa – conclusão da atividade (em sala de aula)

Após realizar o trabalho de campo, a turma se reunirá em sala para apresentação e discussão das conclusões. Os problemas e as hipóteses deverão ser confrontados. Organizar a forma de expor o resultado. Ex. relatório dos alunos fazendo a relação das etapas, um desenho, teatro, maquetes, etc.

Enviar ao CEA um resumo das discussões ocorridas, uma avaliação geral dos resultados, uma perspectiva de procedimento para as oportunidades levantadas.

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