Este projeto tem como objetivo enriquecer os monitoramentos oferecendo as ferramentas necessárias para que o aluno se torne pesquisador e que no momento do monitoramento ele venha pronto para buscar respostas aos seus questionamentos.
Proposta de metodologia – a saída ao campo como um recurso didático
O professor que pretende utilizar de visitas a campo como um recurso didático terá que se ater a 3 etapas distintas para que seu trabalho tenha sucesso na aprendizagem de seus alunos
1ª etapa – preparo do aluno para saída a campo
Preparação da atividade (em sala de aula)
Quando se pretende um trabalho de campo deverá o professor , na sala de aula , envolver seus alunos com o tema a ser abordado. Pode ser textos, filmes, músicas e outros. Este preparo irá motivá-los e criar um clima investigativo.
2ª etapa – realização da atividade (trabalho de campo)
O aluno deverá ter em mãos um roteiro orientando para a coleta de dados no local. O CEA estará fornecendo uma proposta. O professor poderá adequá-la mediante expectativa de seus alunos.
3ª etapa – conclusão da atividade (em sala de aula)
Após realizar o trabalho de campo, a turma se reunirá em sala para apresentação e discussão das conclusões. Os problemas e as hipóteses deverão ser confrontados. Organizar a forma de expor o resultado. Ex. relatório dos alunos fazendo a relação das etapas, um desenho, teatro, maquetes, etc.
Enviar ao CEA um resumo das discussões ocorridas, uma avaliação geral dos resultados, uma perspectiva de procedimento para as oportunidades levantadas.