No último dia 29 de novembro, o DAEP reuniu a comunidade penapolense em uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal, para apresentar o aguardado Novo Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. O evento foi marcado pela abertura do Presidente do DAEP, Carlos Alberto Bachiega, que destacou a relevância da revisão do plano e seu impacto direto no futuro de Penápolis.
Representando o Prefeito Caíque Rossi, a secretária de Planejamento, Rosangela Vecchia, ressaltou a importância da colaboração de todos na construção desse plano, salientando seus resultados significativos na abordagem do poder público em relação ao saneamento.
A condução da apresentação ficou a cargo da empresa Amplar Engenharia Ambiental, especialista em soluções integradas para o gerenciamento de resíduos. Em sua exposição, os técnicos da Amplar apresentaram um diagnóstico situacional de Penápolis em relação aos resíduos sólidos. Apesar de ser referência em saneamento básico e pioneira em iniciativas ambientais, Penápolis recebeu 99 propostas da Amplar, destinadas a orientar as ações futuras do DAEP nesse setor para contribuir com o futuro do saneamento sustentável.
"Estas 99 propostas têm como meta garantir um futuro sustentável para o saneamento de Penápolis, buscando alternativas que contribuam tanto com o meio ambiente quanto com a saúde financeira da autarquia", destaca Ana Oliveira, técnica da Amplar.
Após intensa discussão na audiência pública, as propostas e contribuições foram consolidadas para a transformação do Novo Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos em um projeto de lei. A audiência contou com a ativa participação de vereadores, comerciantes, o conselho gestor do DAEP, servidores e representantes da sociedade civil, fortalecendo assim a construção coletiva de políticas que impactam diretamente a qualidade de vida em Penápolis.