Em cumprimento ao disposto no Decreto Federal nº. 5.440/05, que estabelece os procedimentos quanto à divulgação de informações ao consumidor sobre qualidade da água para consumo humano e em consonância com o Anexo XX da Portaria de Consolidação n° 05/17, alterado pela Portaria GM/MS nº 888/21 que estabelece o padrão de potabilidade da água, o DAEP apresenta os resultados das análises efetuadas durante o ano 2022, bem como informações sobre os parâmetros em questão, manancial de abastecimento e produtos químicos utilizados no tratamento da água.
Art. 6º, inciso III - São direitos básicos do consumidor: A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
Art. 31 - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Cloro Residual Livre: Composto químico utilizado na desinfecção da água; Turbidez: Indica a presença de partículas em suspensão na água, causando a perda de transparência; Cor: Indica a presença de metais ou matéria orgânica dissolvida na água; Fluoreto: Composto químico que ajuda na prevenção de cárie dentária, principalmente em crianças; pH: Indicador de acidez. Águas com valores baixos de pH tendem a ser corrosivas, enquanto valores elevados tendem a formar incrustações; Grupo Coliforme: Indica a presença de bactérias e outros microorganismos que podem causar doenças;
Manancial de abastecimento: Manancial superficial Ribeirão Lajeado. Condições: Atende aos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/05. Mecanismos de proteção existentes: Reflorestamento ciliar, manejo conservacionista do solo. Qualidade do manancial: Classe II, segundo Resolução CONAMA 357/05. Fontes de contaminação: Não detectadas. Bacia Hidrográfica: Baixo Tietê. Órgão responsável pelo monitoramento: DAEP / Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.
Sistema convencional:
1) Captação; 2) Coagulação/Floculação (Policloreto de Alumínio); 3) Decantação; 4) Filtração; 5) Desinfecção (Hipoclorito de sódio); 6) Fluoretação (Ácido Fluorsilícico); 7) Reservação (reservatórios elevados, apoiados e enterrados); 8) Distribuição.
Baixe o relatório de qualidade da água no formato PDF. Selecione entre os itens abaixo para obter o respectivo arquivo.