O Projeto Sala Verde foi instalado junto ao Centro de Educação Ambiental, onde recebemos cerca de 500 alunos por mês das redes estadual, municipal e particular, de Penápolis e região. Funcionando diariamente nas visitas monitoradas que o CEA realiza, a Sala Verde está sendo utilizada para ampliar nossas atividades, antes defasadas por falta de materiais como os que estamos recebendo.
Temos recebido visitas de professores que utilizam os materiais para incrementar suas aulas e ampliar seus conhecimentos, além disso, escolas têm desenvolvido projetos com seus alunos onde eles visitam a Sala Verde, com o intuíto de desenvolver pesquisas na área ambiental.
A divulgação do projeto é feita nos meios de comunicação local sempre que recebemos um novo Kit, o que tem estimulado o interesse e a busca pelos materiais. Atualmente contamos com acervo de 800 livros a disposição da comunidade.
Desta forma, o projeto do Ministério tem se mostrado efetivo em todas as atividades do CEA, aprimorando os conhecimentos e incentivando novas práticas pedagógicas junto à comunidade local.
Projeto Sala Verde - Lista de livros
- Agenda Ambiental na Administração pública A3P (vídeo);
- Águas – Subterrâneas;
- Alternativas para uma política de integração econômica entre os países membros do tratado de cooperação amazônica – TCA;
- Amazônia fortalecendo capacidades para o desenvolvimento sustentável;
- Apostila: Competência Municipal para regular o uso do fogo na Amazônia;
- As Florestas do Amazonas;
- Avaliação e Ações prioritárias para a Conservação da Biodiversidade das zonas Costeira e Marinha;
- Berço das Águas do novo milênio;
- Cartilha Lei dos Crimes Ambientais;
- Centros de Educação Ambiental no Brasil;
- Chapadão e Diamantino Contam Histórias de seus amigos;
- Cidadania e educação Ambiental;
- Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento Sustentável;
- Comercialização de Produtos Madeireiros da Amazônia 1999 - 2000;
- Comércio & Meio ambiente;
- Complexos agro-industriais na Amazônia: a etapa agregada;
- Conduta Consciente em Ambientes Recifais;
- Consumo Sustentável – Manual de Educação;
- Cuidando do Planeta Terra. Uma estratégia para o futuro da vida;
- Cúpula Mundial sobre desenvolvimento sustentável – Declaração de Joanesburgo e plano de implementação - 2002;
- Desenvolvimento Sustentável;
- Detalhamento da metodologia para execução do zonemento Ecológico-econômico pelos estados da Amazônia Legal (em português, inglês e espanhol);
- Diagnóstico do desenvolvimento do ecoturismo no Pantanal brasileiro;
- Direito do Meio Ambiente e Participação Popular;
- Estudos da Amazônia Avaliação de vinte Projetos;
- Estudos da Mata Atlântica Avaliação de doze Projetos PDA;
- Formando Com-Vida. Construindo Agenda 21 na escola;
- Fragmentação de Ecossistemas:
- Golfinhos do Brasil;
- Implantação de Tecnologias de Manejo.
- Inventário – Estações pluviométricas por bacia hidrográfica;
- Inventário – Estações pluviométricas por estado;
- Linhas básicas para um programa de desenvolvimento do turismo na Região Amazônica (versão regional);
- Madeiras Tropicais Brasileiras;
- Mamíferos Aquáticos do Brasil;
- Manual de Anilhamento de Aves Silvestres;
- Manual de Piscicultura Tropical;
- Manual dos Agentes Ambientais Colaborados;
- Meio Ambiente e Irrigação;
- Memória do Workshop sobre desenvolvimento sustentável, trabalho e educação profissional: por um projeto integrado para a Amazônia;
- Modernização Negociada;
- Mudando os padrões de Produção e Consumo;
- Norma para Classificação de madeira Serrada Folhosa;
- Norma para Medição;
- O Verão, o inverno e o inverso;
- Oferta turística da Região Amazônica brasileira;
- PCA – Amazônia;
- Perfil Nacional da gestão de substâncias químicas;
- Plano de desenvolvimento integrado do Vale do Araguari (versão executiva);
- Plano de desenvolvimento integrado do Vale do Rio Branco (versão executiva);
- Plano Nacional de Recursos Hídricos;
- Programa de ações estratégicas para o gerenciamento integrado da bacia do Rio São Francisco e da sua Zona Costeira – Relatório final (material complementar em inglês);
- Programa de prevenção e controle às queimadas e aos incêndios florestais no arco do desflorestamento – PROARCO;
- Programa de revitalização ambiental – Baía de Guanabara;
- Programa nacional de bosques (em inglês e espanhol).
- Programa Nacional de Educação Ambiental PRONEA – 2ª edição;
- Rally Ecológico do Rio Araguaia;
- Recursos hídricos – Conjunto de normas legais;
- Revista brasileira de educação ambiental;
- Roteiro Metodológico para elaboração de plano de Manejo para Florestas Nacionais;
- Rotulagem Ambiental – Base para o Programa Brasileiro;
- Unidades de conservação no Brasil – Cadastramento e vegetação – 1991/1994;
- Vamos cuidar do Brasil – Conferência Nacional do Meio Ambiente – Conferência infanto-juvenil para o Meio Ambiente – Deliberações 2003;
Entende-se por Sala Verde um espaço definido situado dentro de uma Instituição, o qual será dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre Meio Ambiente produzidas e/ou fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, através do CID Ambiental.
A Sala Verde deve ser visualizada como sendo uma iniciativa que dispõe de uma série de potencialidades, quais sejam: ambientais, culturais, sociais, informacionais, de pesquisa, articuladoras, dentre outras.
A Sala Verde deve ser considerada como um ambiente dinâmico, onde os públicos que a ela se dirigirem poderão fazer leitura, ouvir, acessar e ver documentos, participar de atividades educacionais e de eventos promovidos por ela, dentre outras atividades.
É preciso ressaltar a capacidade articuladora que a Sala Verde apresenta, e salientar que ela pode ser considerada como potencial Centro de Educação Ambiental (CEA), pois tem capacidade de fomentar e de promover processos educacionais voltados à questão ambiental, a partir da disponibilização de informações, da promoção de eventos e de outras atividades de caráter cultural e ambiental.