Divirta-se enquanto aprende mais sobre como cuidar do meio ambiente!

Passatempos

Divirta-se com novos passatempos e jogos.

Dicas legais

Aprenda a cuidar melhor do meio-ambiente.

Histórias

Inspire-se com histórias divertidas.

Vamos tomar banhos rápidos!

Dica de hoje: Vamos tomar banhos rápidos!

Feche a torneira enquanto escova os dentes e diga para o papai também fechar enquanto ele faz a barba. Diga para ele não tomar banhos demorados e procurar manter o chuveiro fechado enquanto se ensaboa.

Veja mais dicas

Histórias

Meio Ambiente - o outro meio é a gente

Uma conversa entre a Menina e sua Vovó

 

- MENINA

Bom dia amiguinhos!

Eu sou a Carol

 

- VOVÓCA

Bom dia garotada!

Eu sou a Vovóca

 

- MENINA

Vovóca estou muito curiosa e gostaria que a senhora me tirasse uma grande dúvida: Quando começou a destruição do meio ambiente?

 

- VOVÓCA

Minha netinha, a destruição do meio ambiente começou desde que o Brasil foi invadido por Portugal , nessa época houve uma grande devastação das florestas.

 

- MENINA

Nossa vovóca, de onde vem tanta sabedoria?

 

- VOVÓCA

Sabe o que é minha netinha, eu visito o C.E.A. e lá aprendo muitas coisas importantes e divertidas de como preservar o meio ambiente.

Muitos adultos não sabem o que é preservar, esse é o problema!

Pois foi principalmente por volta do ano de 1800  com a industrialização que a destruição aumentou criançada.

 

- MENINA

Vovóca, a Senhora está dizendo que houve uma época em que construíram várias e várias industrias, porque então nessa época aumentou a  degradação ambiental?

Ah!!! Amiguinhos essa palavra difícil eu aprendi com a minha professora. Degradação ambiental quer dizer um grande estrago na natureza.

 

- VOVÓCA

Carolzinha ... ô Carolzinha, vou explicar para você o grande problema da industrialização.

Com a instalação das industrias, o homem desmatou mais as florestas, a fumaça liberada nas queimadas e pelas chaminés poluem e aquecem o ar , formando o efeito estufa e destruindo a camada de ozônio,que nos protege dos raios ultra-violetas.

( VOVÓ COMEÇA CHORAR)

 

- MENINA

Porque esta chorando vovóca?

 

- VOVÓCA

Porque eu fico muito triste com o ser humano minha netinha, em nome da evolução ele destroi o meio ambiente.

 

- MENINA

Vovóca eu também fico triste com toda essa destruição do meio ambiente, por isso devemos ensinar os adultos e principalmente à esses políticos que evoluir é preciso, mas, preservar é fundamentaaaaal. Sabe amiguinhos, gosto muito de estudar e presto muita atenção quando minha professora está explicando, mas como vou ver minha professora só amanhã e estou muito curiosa, vou fazer perguntas para minha vovóca.

Vovóca, onde antigamente os homens jogavam todo o lixo? A senhora pode nos ensinar?

 

- VOVÓCA

Posso sim minha netinha, antigamente todos os lixos e esgotos eram jogados nos rios e mares. Mas, a população era bem menor e os danos causados também. Hoje como somos mais de 6 bilhões de pessoas o lixo também aumentou e os rios já não conseguem absorver tanto lixo.

 

- MENINA

Vovóca a minha professora está explicando para minha classe o que é lixo reciclável,mas eu estou com um pouquinho de dúvida.

 

- VOVÓCA

Isso mesmo o papel, o plástico, o alumínio e o vidro são materiais recicláveis e eles demoram muito tempo para se decompor (se desfazer).

O carolzinha, você sabe me dizer quanto tempo cada um desses materiais leva para se desfazer?

 

- MENINA

Não, não sei lhe dizer minha vovóca.

 

- VOVÓCA

O papel demora de algumas semanas a vários meses

 

- MENINA

Ôoooooooooo

 

- VOVÓCA

O plástico demora 400 anos

 

- MENINA

ÔOOOOOOOOOOO

 

- VOVÓCA

O alumínio 500 anos

 

- MENINA

Ôooooooooooooooo

 

- VOVÓCA

E o vidro demora milhares de anos. Se jogarmos esse lixo em qualquer lugar, ele vai demorar para se decompor e vai poluir os rios e o solo. Por isso é muito importante re-ci-clar, com a reciclagem todo esse lixo jogado fora pode ser transformado em um novo material e evita também ter que tirar mais matéria-prima da natureza.

 

- MENINA

Ah Vovóca, aprendi com minha professora que é muito importante as pessoas reduzirem o lixo que produzem. Hoje em dia cada pessoa  de uma grande cidade produz 1 quilo  de lixo por dia. Então primeiramente devemos reduzir o lixo  que produzimos, depois reaproveitar o que for possível e somente depois reciclar.

No meu bairro existem  várias pessoas que reaproveitam o lixo, fazem coisas liiiiiiiiiiindas, vendem, ganham um dinheirinho e ainda reduzem o lixo.

Olhem só a minha bolsinha foi o pessoal do meu bairro que fez ela é feita  de caixinha de leite usada que seria jogada fora e foi reaproveitada.

E... vovóca a minha prô falou também que Penápolis é referencia nacional porque temos aqui a CORPE (A CORPE é a cooperativa dos recicladores de Penápolis)!!

 

- VOVÓCA

É verdade Carol! E esse é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na nossa cidade, por isso vou dizer uma coisa muito séria pra você minha netinha.

Cada um de nós, tem que fazer a sua parte para preservar a natureza. Pois Penápolis, com a colaboração de muitas pessoas, já está fazendo sua parte para preservar o meio ambiente.

Dependemos do meio ambiente para sobreviver e o meio ambiente depende de nós pra não ficar poluído.

Temos sempre que lembrar que fazemos parte do meio ambiente. O próprio nome já diz MEIO AMBIENTE O OUTRO MEIO É A GENTE.

Por isso garotada, preserve!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Tchau, tchau.....

Água - Sabendo usar não vai faltar

A importância da água

 

Bia - Olá pessoal! Eu acabei de ter uma aula super legal e vocês?!

Ah, eu adoro vir pra escola para aprender um montão de coisas novas.

 

Maria – Eu também gosto de estudar, e hoje a minha professora falou que não podemos gastar muita água. Eu não sei pra que tanto desespero, todo dia eu escuto alguém falando que vai faltar água, que pode até acabar toda a água do mundo.Eu não acredito e acho tudo isso uma bobagem.

 

Bia - Ai Maria se fosse bobagem não tinha tanta gente dizendo pra economizar água.

 

Maria - Mas Bia quando eu abro a torneira sai tanta água que eu fico impressionada, como é que vai acabar?

 

Bia – Você acha o que, que  a água que a gente bebe sai da parede diretamente pra torneira.

 

Maria – E não é?

Ah ,eu adoro brincar com água, adoro tomar banho demorado, quando eu vou lavar louça não estou nem aí, deixo a torneira à vontade, pois coitada da dona torneira se eu ficar abrindo e fechando ela vai ficar tonta e aí sim ela não vai querer mandar mais água, ah!Água é tudo de bom.

Quem aqui gosta de água?

Então, eu também gosto e gosto muito! Ei Maria será que a água pode acabar?

 

Bia – Claro que sim, e pra começar a água não sai da parede sua tolinha , a água vem de um rio!

 

Maria – Ah é verdade é de um rio?

 

Bia – Isso mesmo e aqui na cidade de Penápolis esse rio se chama ribeirão Lajeado. Maria, presta atenção, a água é retirada do rio e é bombeada até a ETA

 

Maria - ETA? O que é isso? Vocês sabem?

 

Bia – ETA significa ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, ou seja, nesse lugar a água vai passar por todo um tratamento para poder ficar limpinha para aí sim ir para as nossas casas pois ela já vai estar potável, pronta para bebermos. Então essa água vai através de canos chegar na nossa casa.

 

Maria – Então o ribeirão Lajeado é muito importante para nós?!

 

Bia – Isso mesmo ele é muito importante para nós e tem que ser preservado, senão um dia vai faltar água. Você sabia que existe até o dia do Ribeirão Lageado.

 

Maria - que dia é esse?

 

Bia – No mesmo dia  que é comemorado no dia internacional da água. Dia 22 de março.

 

Maria – puxa, é que esse rio é tão longe da minha casa que quando eu ligo a torneira eu me esqueço de fazer economia.

 

Bia – Maria, não é porque você não vê o rio todo dia  que você tem que esquecê-lo, por favor quando ligar a torneira faz um esforço pra lembrar que ele é nossa fonte de vida.

 

Maria – é verdade, sem a água do Ribeirão Lajeado a gente, os animais, plantas e todo mundo em Penápolis fica com sede.

 

Bia - Maria muitas e muitas pessoas de outras cidades já vivem assim, nessa situação, sem água por muitas e muitas horas no dia.

 

Maria – nossa, existem pessoas que ficam sem água por  muitas horas do dia? Por que?

 

Bia – Porque não souberam cuidar da água que vinha do rio da cidade delas.

 

Maria - Alguém de vocês já sentiu sede e não tinha água por perto para beber? E isso é bom ou ruim?  Eu juro, juro mesmo que eu jamais vou desperdiçar água como eu fazia, e vou contar pra todo mundo como é ruim ficar sem água e que isso só acontece quando nós usamos a água sem pensar no dia de amanhã.

 

Bia – que bom Maria que você e nossos amiguinhos entenderam como é ruim o desperdício de água. Agora é melhor a gente ir pra classe.

 

Maria – É verdade Bia, tchau pessoal.

Reciclagem - uma idéia legal

Lindinha é uma menina muito pensativa, fica horas e horas só pensando, pensa em brincadeiras, pensa em coisas deliciosas de comer, pensa  nos amigos da escola e também pensa em coisas curiosas.

Outro dia ela começou a pensar, pensar, pensar e ficou a se perguntar:

Pra onde será que vai tooodo o nosso lixo, pois se em casa tem lixo, então em toda casa tem! É muito lixo.

Você aí, sabe me dizer pra onde vai tooodo esse lixo?                  

 

Lindinha - Ai, e agora,eu quero saber pois toda vez que eu tenho alguma dúvida eu não sossego. Ah já sei... vou chamar a Milena, ela é minha amiga mais velha sabe, ela é super informada, anda bastante e conhece vários lugares, ela vai poder nos ajudar, vou chamá-la... é 1, é 2, é 3 e já... Milenaaaaa

 

Milena – Credo! Que gritaria é essa. Que escândalo, ninguém merece!!!

 

Lindinha – Ninguém merece digo eu. Ai, estou aqui com uma enorme dúvida e acho que você pode me ajudar...

 

Milena -  Então vamos lá, me fala qual é a sua grande dúvida?

 

Lindinha - Ai minha amiguinha eu estava aqui pensando pra onde é que vai todo o lixo que sai da nossa casa, da casa deles aqui na nossa frente, e da casa de todo mundo que mora no planeta terra????

 

Milena - Olha Lindinha, tem cidades que jogam em qualquer lugar,e tem outras que jogam num lugar específico,um lugar onde esse lixo é aterrado, ou seja, ficam camadas de lixo e terra, evitando a proliferação de ratos, baratas, e também tem todo um preparo do solo para que o lixo não o contamine. O nome desse lugar é aterro sanitário, como o que existe aqui em Penápolis.

 

Lindinha - Mas é muito lixo não é?

 

Milena - E põe lixo nisso heim, aqui em Penápolis são 35 tooooneladas de lixo por dia.

 

Lindinha - Então vai chegar um momento em que vai ser difícil achar lugar pra todo esse lixo, não tem como diminuir essa quantidade?  

 

Milena – Olha Lindinha, diminuir a quantidade de lixo produzida é função de cada pessoa, e além do que no meio de tanto lixo existem materiais que podem ser reciclados, são transformados em matéria prima para fazer outros produtos.

 

Lindinha – Ah, então é por isso que tem muita gente por aí separando alguns materiais, como papel, plástico, metal e vidro , não deixando que eles fiquem misturados com o lixinho da cozinha, do banheiro . . . ah entendi, é por que eles vão ser levados para reciclagem.

 

Milena – mas, Lindinha, agora chega né, outra hora a gente conversa mais, vamos lá ajudar a minha mãe na cozinha e ver se lá também tem esse lixo que é reciclável para nós separarmos.

 

Ah, tchauzinho pessoal, espero que vocês pensem bem na importância da reciclagem.

Vamos preservar o meio ambiente!

Você faz a diferença.

Juntos todos podemos contribuir para a preservação do meio ambiente e cuidar do bem-estar de todos os seres que fazem parte dele.
Como podemos fazer isso?

Começando com pequenos gestos e atitudes, você fará a diferença! Em casa, na escola, vamos economizar água e energia, tomando banhos rápidos, fechando a torneira ao escovar os dentes e reciclando o lixo.

Daepinho

Quer mais dicas para ajudar o meio ambiente ou tem alguma dúvida?

Pergunte ao Daepinho