ATUALIZAÇÃO DA OBRA
CONCLUÍDA
O QUE É ETE?
A Estação de Tratamento de Esgoto, é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
A escolha do sistema de tratamento de esgoto mais adequado leva em condições diversas variáveis como a natureza do efluente, o corpo receptor, a disponibilidade de área e, logicamente, os custos de instalação, operação e manutenção do sistema. Neste contexto, o município de Penápolis utiliza o sistema de lagoas de estabilização. Esse sistema formado pela cooperação entre a lagoa anaeróbia seguida de lagoa facultativa recebe a denominação de sistema australiano.
Consiste num sistema simples, onde os esgotos entram em uma extremidade e saem na oposta, ficando retida a matéria orgânica no fundo da lagoa, formando um lodo que aos poucos vai sendo estabilizado, mas é necessário que faça o desassoreamento do lodo para que a vida útil da lagoa seja preservada e o sistema funcione normalmente.
A última dragagem completa de sedimentos foi realizada em 1998 e será realizado novamente agora em 2023 pela Prefeitura Municipal de Penápolis e o Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental. O total previsto a ser dragado é de 58.177,5 m³.
O sistema australiano de lagoas de estabilização é composto pela conexão de três tipos de lagoas, dispostas respectivamente em ordem:
Figura – Exemplo de Sistema australiano de lagoas

Fonte: https://www.logicambiental.com.br/lagoa-anaerobia/
A Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental, Daep, iniciou no mês de março de 2023 os trabalhos para o desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Maria Chica. Os serviços consistem na remoção por bombeamento e desaguamento (desidratação) do material retirado da ETE. A primeira etapa consiste na construção de um tanque que será impermeabilizado, com volume útil de 15.000 m³ para recebimento da parcela do sedimento a ser dragado das lagoas com maior teor de sólidos. Após a retirada dos sedimentos, é feita a desidratação e acondicionamento deste material sólido que após decantado será destinado ao aterro sanitário. Também será feita a recuperação do efluente drenado que retorna à lagoa através de bombeamento, seguindo todos os padrões ambientais vigentes.
BENEFÍCIOS
Fazer a lagoa voltar na sua profundidade de projeto e assim realizar o processo anaeróbico com eficácia, adequando o lançamento do efluente final aos padrões exigidos pela Agência Ambiental.
O Programa Nossa Água é foi criado pela Prefeitura Municipal de Penápolis em parceria com a Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis e o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado. O programa visa desenvolver ações e políticas púbicas que visam garantir o acesso da população de Penápolis a água potável com segurança e qualidade. São diversas iniciativas do programa:
- Ações e preservação do ribeirão Lajeado
- Programa Produtor Rural da Bacia Hidrográfica do ribeirão Lajeado
- Visitas monitoradas a Central de Tratamento de Água
- Programa Tarifa Social
- Nova fonte de captação de água - Poço Profundo
- Reestruturação da Estação de Tratamento de Água
- Desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto
INVESTIMENTO
O investimento de R$ 4.400.000,00 para efetivar o desassoreamento da ETE foi proveniente de recursos próprios (20%) e de financiamento (80%) feito pela Prefeitura Municipal com a Agência Desenvolve SP.
ETAPAS DA OBRA
1 - Construção do tanque;
2 - Limpeza da área de acondicionamento de bags;
2 - Limpeza das lagoas anaeróbia e facultativa da ETE Maria Chica por meio de dragagem;
3 - Disposição dos sedimentos dragados das lagoas no tanque e em bags;
4 - Após a sedimentação do material dragado enviado para o tanque e a desidratação no caso dos bags, disposição final no aterro sanitário.
Está com alguma dúvida, sugestão ou reclamação sobre a nova fonte de captação? Acesse o portal da ouvidoria.
Ouvidoria
REALIZAÇÃO