Com o objetivo de contribuir para a implementação de um programa de arborização urbana na área central do município e realizar plantio de mudas de árvores em frente aos estabelecimentos comerciais, no dia 09 de fevereiro, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis por meio do Centro de Educação Ambiental e com a iniciativa do munícipe Wilson Galdino, realizou o plantio de duas mudas de árvores da espécie resedá do Programa Arborização Urbana em área Comercial.
O comerciante Sr. Wilson Galdino, proprietário da Casa Síria Tecidos, entrou em contato com o Centro de Educação Ambiental, solicitando o plantio de duas mudas de árvores de frente a Igreja Metodista e na loja Telnets que fica próximo a sua residência na área comercial da cidade. O Penapolense se comprometeu a cuidar da manutenção e preservação das árvores. Wilson já participa deste projeto desde o início, pois plantou uma árvore na calçada da sua loja, sendo um apoiador desta iniciativa que tantos benefícios trás para o município de Penápolis.
PROGRAMA ARBORIZAÇÃO URBANA EM ÁREA COMERCIAL
Este programa foi iniciado no ano de 2019 e até o momento foram plantadas 42 árvores, a área central é carente de arborização, desde então a equipe do CEA/Daep vem buscando conscientizar os comerciantes para aderirem ao plantio de uma árvore em frente ao seu comércio. No ano passado, os comerciantes participaram de uma capacitação no Daep onde a Pedagoga do Centro de Educação Ambiental Fernanda Marin Campachi orientou quanto o papel da arborização que é de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos, na capacitação também foram abordadas pelo Engenheiro Agrônomo Sérgio Eduardo Rodrigues questões sobre legislação relacionadas à arborização urbana.
“Esperamos que esta iniciativa do Sr. Wilson, seja um exemplo para que outros comerciantes, possam aderir ao Programa e assim, tornar o centro da nossa cidade, mais arborizado, florido e mais fresco de modo que possamos desfrutar de todos os benefícios que as árvores nos proporcionam” ressalta Fernanda Campachi, Pedagoga do Centro de Educação Ambiental do Daep.
Esta ação ambiental contou com a parceria do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e com o apoio do Sindicato do Comércio, Associação Comercial e Programa Município Verde Azul.