O isopor sempre foi um problema sério para descarte correto em Penápolis devido a sua inexistência de fácil comércio para a reciclagem. Desde 2021, a Cooperativa de Recicladores de Penápolis – Corpe, em parceria com a Proecologic, conseguem dar destinação correta ao Poliestrieno Expandido (EPS), popularmente conhecido como isopor. Todos os tipos de resíduos de isopor como bandeja de frios, marmitex, protetores de embalagem de equipamentos, móveis e eletrodomésticos, são processados pela Corpe e encaminhado para a Proecologic, localizada no município de Taubaté. O material é reciclado e transformado em outros materiais como molduras de quadros, rodapés, entre outros.
Nos últimos meses, a Corpe vem enfrentando problemas com relação a proliferação de insetos como baratas, escorpiões e ratos, devido aos restos de alimentos deixados nas bandejas de marmitex.
Segundo o chefe de resíduos sólidos Mauro Lúcio “É necessário que haja uma higienização desse material antes de inserir no saco verde. A falta desses cuidados está gerando um aumento exacerbado dos insetos indesejados e isso pode acarretar na quebra da parceria com a empresa Proecologic, que já emitiu alerta sobre o problema”.
Orientações para o descarte:
- Remover restos de comidas e alimentos.
- O isopor deve ser higienizado antes de ser descartado.
- O isopor deve ser descartado juntamente com os demais materiais recicláveis, na coleta seletiva.
- Plásticos e adesivos nas embalagens devem ser removidos do isopor, pois atrapalham o trabalho dos cooperados.