O Programa Saneamento Solidário criado pelo Daep – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis teve inicio semana passada na região Parque Morreal e essa semana nos bairros Tropical, Atlântida, Portal das Primaveras e Colina Verde.
O SOL tem como objetivo apoiar as ações desenvolvidas por cidadãos ou instituições sociais que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade e melhoria da qualidade ambiental do espaço urbano. O programa contempla o uso da ferramenta “Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos” (Psau), como apoio financeiro aos provedores ambientais do bairro identificados por um Comitê Gestor Local do Programa.
O Daep está com chamamento aberto para participação no programa Saneamento Solidário, com prazo até dia 31 de dezembro para adesão de instituições sociais, conjuntos de moradores, pessoas físicas e provedores ambientais que façam parte dos bairros agregados nas regiões socioeconômica e socioassistencial da zona urbana de Penápolis, conforme Decreto Municipal nº 6856 de 9 de junho de 2021. A inscrição deverá ser feita mediante requerimento ao Daep. Feita a adesão, por requerimento, o Daep deverá caracterizar e cadastrar a UPEA, quantificando a metragem das vias e equipamentos públicos existentes no seu território, identificando o número de Provedores de Serviços Ambientais Urbanos existentes na UPEA. O Daep, após a adesão, deverá organizar atividades públicas no território da UPEA, tantas quanto necessárias, para esclarecer à comunidade os objetivos do SOL, identificar os cidadãos que integrarão o Comitê Gestor Local e dar início ao processo de implantação do Programa Saneamento Solidário - SOL.
Os interessados podem conferir mais informações no site do Daep através do link www.daep.com.br