O Conselho Gestor do Saneamento do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis aprovou duas resoluções sendo que uma diz respeito a mudança cadastral e a outra trata do reajuste anual da tarifa de água e esgoto.
Com a nova resolução na mudança cadastral, os casos de inadimplência nos serviços de água e esgoto prestados pela autarquia, terão seus débitos lançados em nome do usuário cadastrado no sistema Daep, ou seja, a pessoa que realmente usufruiu dos serviços. Antes, os débitos ficavam em nome do proprietário do imóvel. Com essa mudança, os usuários dos serviços ou o proprietário do imóvel deverá manter o cadastro atualizado a fim de não arcar com as dívidas.
Essa mudança partiu de uma reinvindicação de um dos conselheiros que fez a proposta e foi analisada internamente e aprovada em reunião do conselho. O Presidente do Daep Carlos Alberto Bachiega, salienta a importância de todos manter o cadastro em dia, podendo procurar o atendimento do Daep para fazer a atualização cadastral.
TARIFA DE ÁGUA
O Conselho Deliberativo do DAEP em reunião do mês de fevereiro apreciou a possibilidade de reajuste da Tarifa.Durante a discussão, foi apresentada a composição dos custos operacionais dos processos de água e esgotos do Daep e a necessidade de estabelecer um equilíbrio financeiro. Após estudos das informações, os membros do conselho aprovaram um percentual de 13% de aumento, no entanto, considerando a situação atual de dificuldades do momento econômico, o Prefeito Municipal, Carlos Henrique Rossi Catalani, resolveu aprovar o índice inflacionário de 10,16% sendo publicado o Decreto Municipal nº 7.107/2022 no Diário Oficial do município de Penápolis em 01/03/2022.
O município de Penápolis possui o valor da tarifa de água e esgoto de Penápolis dentro da realidade de outros municípios e em comparação com as cidades da região, foi constatado que Araçatuba, Lins, Votuporanga e Rio Preto possuem tarifas maiores do que Penápolis.