Com a proposta de buscar conhecimento e visando disseminar a cultura indígena dentro das atividades desenvolvidas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep), no dia 19 de abril, dia dos povos indígenas, a Coordenadora do CEA, Fernanda Campachi junto ao Coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado (CIRL) Thiago Casella, visitaram a aldeia indígena Kopenoti a convite do Cacique Chicão Terena.
A Coordenadora Fernanda, entrevistou alguns indígenas, buscando conhecer quais são as ações de preservação ao meio ambiente realizada na aldeia, bem como orientou quanto a importância do uso racional dos recursos naturais.
Na aldeia de Kopenoti existem diversas lixeiras espalhadas com separador de resíduos orgânicos e recicláveis. Todo resíduo é coletado duas vezes por semana e levado até a cidade para destinação e tratamento adequado.
A tribo sobrevive da agricultura por meio do cultivo de mandioca, batata doce e milho. No local possui uma escola onde a professora desenvolve atividades na horta e projetos de plantio de árvores nativas ao entorno do rio Araribá. O coordenador do CIRL, Thiago Casella, reforçou a importância das matas ciliares e preparo adequado do solo para a preservação dos rios e nascentes.
“Foi um dia todo de aprendizado sobre a cultura dos Povos Indígenas. Visitamos a escola, o Museu Histórico Casa Grande, teve apresentação de danças dos homens (Kipae) e das Mulheres (Siputrena), também teve contação de história sobre o mito do povo terena e feirinha de artesanato” destaca Thiago Casella, Coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado.
Alunos da rede municipal de ensino do município de Avaí, também participaram do evento, pois esta ação integra o conhecimento da Cultura Indígena aos conteúdos escolares.
A Aldeia de Kopenoti fica localizada no município de Avai/SP e é composta por 90 famílias, aproximadamente 800 índios habitam no local.