Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas ações foram realizadas em Penápolis com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Com a realização da Prefeitura Municipal de Penápolis, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) e do Consórcio do Ribeirão Lajeado, em parceria com a S.O.S. Mata Atlântica e apoio da Programa Município Verde e Azul, as atividades têm como foco a restauração da Mata Atlântica e o plantio de árvores em áreas de manancial.
No dia 2 de junho, no Centro de Educação Ambiental do Daep, teve início a capacitação sobre biodiversidade, com ênfase na restauração da Mata Atlântica. A atividade teórica foi ministrada pelo palestrante Loan Ramos, Técnico em Restauração Florestal da S.O.S. Mata Atlântica. O objetivo foi fornecer conhecimentos sobre a importância da preservação e restauração desse ecossistema tão importante para a região.
Já no dia 6 de junho, o plantio de árvores ocorreu na nascente do ribeirão Lajeado, localizada no bairro Santana, no município de Alto Alegre. A equipe do consórcio do ribeirão Lajeado, juntamente com profissionais da empresa Midori, colaboradores do Centro de Educação Ambiental (CEA), membros do Lions Clube, representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente de Alto Alegre, a vereadora Profa Jandinéia e o Professor George Petrallas, da Secretaria de Educação de Penápolis, uniram esforços para o plantio de 545 mudas de árvores de diferentes espécies que compõem o bioma da Mata Atlântica. Além disso, está previsto o plantio de mais 1500 mudas nos próximos dias.
O principal objetivo dessas ações é contribuir para a proteção dos recursos hídricos e a manutenção do equilíbrio ecológico, além da preservação da biodiversidade das espécies animais e vegetais presentes na região. Essas iniciativas visam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, engajando-os na proteção dos ecossistemas locais.As parcerias estabelecidas foram fundamentais para a realização dessas ações em prol da preservação ambiental. A união de esforços entre essas instituições mostra o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente em Penápolis.
Além das atividades já realizadas, está previsto para o dia 15 de junho o Fórum Infanto Juvenil, que contará com a participação de jovens estudantes para discutir propostas que visam melhorar a eficiência do saneamento em Penápolis.