Na última quinta-feira, dia 21 de novembro, o auditório do Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental) foi palco da premiação do Concurso de Vídeo Ambiental 2024. O Concurso de Vídeo Ambiental 2024 teve como objetivo engajar os estudantes na conscientização ambiental, incentivando a criatividade e a reflexão crítica sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio da produção de vídeos curtos e impactantes.O evento contou com a presença de alunos e professores das escolas participantes, a equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA), o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, o Prefeito Municipal Caique Rossi e representantes da Diretoria de Ensino.
O concurso, iniciado em abril foi destinado a alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio, os participantes produziram vídeos de até 2 minutos, avaliados com base em critérios como criatividade, originalidade, domínio técnico, adequação ao tema e tempo de duração.
As premiações do Concurso de Vídeo Ambiental 2024 contemplaram três categorias distintas. Na categoria
Votação Popular, o vídeo mais visualizado no Instagram, com 5.144 visualizações, foi produzido pela aluna Maria Júlia Pelicciolli Pereira, da Escola Sesi. Ela recebeu o troféu acompanhada de seus familiares e da diretora da escola.
Na categoria
Maior Engajamento, o prêmio foi entregue à aluna Sophia Garcia Ferreira, do Colégio Anglo, cujo vídeo registrou 4.131 interações na plataforma. Sophia participou da cerimônia junto com seu pai e o diretor do colégio.
Já o prêmio eleito
pela Comissão Julgadora foi conquistado pela aluna Lorrayne Teodoro dos Santos, da E.E. Yone Dias de Aguiar, reconhecida pela qualidade e originalidade de sua produção. A estudante ganhou o troféu de 1º lugar e um smartphone.
Durante a cerimônia, o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, destacou a importância da iniciativa:
"Os vídeos mostraram o nível de consciência ambiental dos jovens e reforçaram a necessidade de mudança de hábitos para a preservação do meio ambiente, tanto para o presente quanto para as futuras gerações."
O Prefeito Caique Rossi também elogiou o evento:
"É inspirador ver a criatividade e o engajamento desses jovens em um tema tão relevante. A educação ambiental é fundamental para construirmos uma sociedade mais sustentável."
O concurso foi realizado em parceria com o CIRL (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado) e a Prefeitura Municipal de Penápolis, e reforça o compromisso do Daep com a educação ambiental.
Para mais informações sobre os projetos do CEA e outras iniciativas do Daep, acesse:
www.daep.com.br.