Desde fevereiro de 2025, o Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental) aderiu à plataforma SEI Cidades, um sistema integrado do governo estadual lançado em fevereiro de 2024. A ferramenta já conta com a adesão da maioria dos municípios paulistas e tem como objetivo digitalizar e agilizar a tramitação de documentos entre órgãos públicos.
Desenvolvido pela Prodesp – empresa de tecnologia do Governo de São Paulo –, o SEI Cidades é operacionalizado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). O sistema facilita a comunicação entre diferentes esferas de governo, promovendo maior eficiência, transparência e redução de burocracia nos processos administrativos.
O presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, destacou a importância da mudança para a modernização da autarquia. “Já utilizávamos outra plataforma para gestão de processos, mas a migração para o SEI Cidades está trazendo benefícios significativos, como maior integração com as secretarias municipais, redução de custos administrativos com a diminuição do uso de papel e, principalmente, mais agilidade e transparência na gestão dos documentos públicos”, afirmou.
A adesão ao sistema foi realizada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Penápolis e o governo estadual em 2024. O SEI Cidades é um sistema gratuito que permite a assinatura digital de documentos via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), garantindo validação oficial e segurança jurídica.
Para garantir uma implementação eficiente, os servidores do Daep passaram por uma capacitação ministrada pelo analista de sistemas da Prefeitura de Penápolis, Raphael C. Ramos. Durante o treinamento, os usuários aprenderam sobre o acesso ao sistema, ferramentas disponíveis e principais funcionalidades. Além disso, nos primeiros dias de uso, o técnico permaneceu na autarquia para oferecer suporte e tirar dúvidas.
A expectativa é que o SEI Cidades traga ainda mais agilidade na tramitação de documentos entre diferentes unidades administrativas, refletindo diretamente na melhoria dos serviços públicos prestados à população de Penápolis.