O Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis) passa a contar com uma nova estrutura organizacional, conforme estabelece a Lei Complementar nº 13, de 10 de outubro de 2025, sancionada pelo Executivo Municipal. A medida representa um importante passo na modernização da gestão pública, com foco na eficiência administrativa, otimização de recursos e fortalecimento dos serviços prestados à população.
A nova lei é resultado de mais de um ano de estudos técnicos e pesquisas internas, realizados com o objetivo de atualizar a estrutura administrativa da autarquia às exigências atuais do saneamento e da legislação. O trabalho foi conduzido por equipe da Prefeitura Municipal que teve como preocupação o menor impacto possível financeiramente como garantir o melhor aproveitamento dos recursos humanos existentes.
De acordo com a Lei Complementar nº 13/2025, a autarquia passa a ter uma estrutura mais hierarquizada, com competências distintas para definição das estratégias da Autarquia, e as atividades táticas e operacionais, composta pela Presidência e cinco diretorias principais, além da Assessoria de Planejamento e Projetos, que atua diretamente ligada à Presidência. São elas:
- Assessoria de Planejamento e Projetos – Silva Shinkai
- Diretoria Administrativa – Carla Regina da Silva Pinto
- Diretoria Financeira – Silvana Souza
- Diretoria de Água, Esgoto e Drenagem – Daniel Souto
- Diretoria de Resíduos Sólidos e Zeladoria Urbana – Vinicius Perez
- Diretoria de Infraestrutura – Claudinei Carrijo
A legislação também estabelece que até 20% dos cargos de direção podem ser ocupados por cargos de confiança, permitindo maior flexibilidade na composição da equipe de gestão, sem ultrapassar o limite legal. Dentro dessa previsão, foram nomeados Vinícius Perez como diretor de Resíduos Sólidos e Zeladoria Urbana e Cláudinei Carrijo como diretor de Infraestrutura — ambos com perfil técnico e experiência na área.
Segundo a presidência do Daep, a nova estrutura foi desenhada para garantir uma administração mais eficiente, transparente e integrada entre as áreas da autarquia.
“Essa reorganização foi construída com base em diagnósticos detalhados e planejamento estratégico. Nosso objetivo é melhorar o funcionamento interno, otimizar o uso dos recursos públicos e ampliar a capacidade de trabalho do Daep, sem gerar novos custos à Prefeitura ou à população”, destacou a presidência.
Benefícios da nova estrutura
A reformulação administrativa traz benefícios diretos à população e ao poder público, como a melhoria na gestão de pessoas, maior controle e transparência, agilidade nas decisões e melhor integração entre setores. A nova Assessoria de Planejamento e Projetos, ligada diretamente à Presidência, terá papel essencial no desenvolvimento de estudos, na captação de recursos e na elaboração de projetos voltados à expansão e qualificação dos serviços de saneamento ambiental.
A modernização reafirma o compromisso do Daep com a responsabilidade fiscal e a eficiência na gestão pública, assegurando que cada investimento e ação estejam voltados ao interesse coletivo e à sustentabilidade dos serviços prestados.
A Lei Complementar nº 13/2025 pode ser consultada na íntegra no site da Câmara Municipal de Penápolis – www.camaradepenapolis.sp.gov.br