Com início no dia 01 de dezembro, a equipe do Centro de Educação Ambiental do Daep – CEA, está orientando a população dos bairros Marco Guerrero, Benone Soarez e Residencial Gimenez a respeito da coleta de resíduos por containers com material explicativo e dialogo. A coleta consiste em introduzir contentores plásticos e fazer a coleta mecanizada com o caminhão compactador que possui acoplamento especifico para bascular o containner e depositar os resíduos dentro do caminhão sem a necessidade do contato manual com os resíduos, protegendo os coletores de possíveis acidentes.. A frequência da coleta permanecerá a mesma bem como a coleta seletiva que será realizada normalmente.
O DAEP fará a limpeza dos equipamentos a fim de mantê-los em condições sanitárias adequadas e não permitir a proliferação de animais peçonhentos.
Essa prática já é comum em vários municípios do Brasil, como Lucas do Rio Verde (MT), Campinas (SP), Paulinia (SP) e Salto (SP). Todos com excelentes resultados no ganho ambiental e de saúde.
Ressalta-se que o DAEP já fez a instalação de containner na feira livre, na área do camelódromo, centro comercial, hospitais para coleta de resíduos não contaminados e também no bairro Jardim Palmares.
O presidente do DAEP, Carlos Alberto Bachiega, ressalta que a introdução dos contêiner no sistema de coleta é mais um salto na melhoria do saneamento ambiental, propiciando segurança para os coletores, otimização do serviço e praticidade aos usuários.
O morador que possuir dúvidas ou sugestões a respeito do projeto, poderá entrar em contato com o Daep pelo telefone (18) 3654-6100 ou pelo site www.daep.com.br.